O que fazer para se aposentar antes dos 40 anos?

Se aposentar antes dos 40 anos ainda é um sonho possível desde que você saiba onde e como aplicar seu dinheiro

Por Assessoria 30/07/2020 - 10:51 hs

Que a poupança não é o melhor lugar para se investir todos já sabem, hoje existem inclusives bancos digitais como o Nubank que oferecem um rendimento mais vantajosos.

Mas para aqueles que sonham em se aposentar antes dos 40 anos, e ainda assim levar uma vida tranquila é preciso analisar todas as opções oferecidas hoje, e saber que será necessário ir um pouco além nos estudos sobre aplicações. 

Com o cenário econômico vivenciado no Brasil, o sonho de se aposentar antes dos 40 se tornou mais árduo, mas ainda sim possível quando falamos de investimentos em fundos de previdência privada ou previdência corporativa, compra e venda de ações, LCI, LCA, fundos de investimentos e Imóveis via fundos imobiliários, entre outros, mas existem algumas detalhes que fazem toda a diferença de acordo com o perfil de cada investidor.

 

Que tal conferir as principais características de cada um?

 

-       Fundos de previdência privada:

O primeiro ponto que merece atenção é que esse tipo de investimento exige apenas uma instituição que irá intermediar o investimento e um valor inicial a ser aplicado é um dos que oferece as melhores condições e segurança para quem está pensando na aposentadoria.  

Após a aplicação inicial, o dinheiro já começa a render e não é necessário fazer nenhum outro tipo de novo investimento, a não ser que seja da vontade do empregador. 

Existem alguns outros detalhes importantes, referente a taxas de entrada e saída, assim como descontos do Imposto de Renda e a forma como eles podem ser feitos que é preciso ficar de olho no momento do contrato.

 

 

-       LCI e LCA:-        

Apesar de menos conhecidos pelos mais leigos, esse tipo de investimento tem como destaque a garantia de rendimento pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 

Quando falamos de LCI e LCA estamos nos referindo a títulos nos setor do agronegócio e imobiliário que rendem de acordo com o índice (CDI), logo, quando mais próximo de 100% este índice, mais vantajoso o negócio se apresenta para o investidor.

 

-       Fundos imobiliários:

A compra de imóveis como forma de investimento é uma excelente opção, principalmente quando os imóveis são adquiridos na planta, tendo maior possibilidade de valorização do mesmo ao longo dos anos.        

Para esse tipo de investimento se atentar a alguns detalhes na hora da compra como: localização, proximidade a metros, segurança, economia e fácil acesso, podem ser decisivos no momento de revenda, e aluguel uma vez que interferem no valor que pode ser cobrado. 

Se atentando a detalhes como os descritos acima, os fundos imobiliários de tornam uma das opções mais seguras para quem busca investir.

 

-       Fundos de investimentos:        

A grande vantagem desse estilo de investimento é a grande gama de possibilidades de setores a serem investidos, dessa forma é possível escolher aquele segmento que está apresentando uma performance melhor e mais rentável, assim como investir em um setor que ofereça mais segurança e estabilidade. 

Um dos únicos pontos que merecem bastante atenção sobre o fundo de investimentos é que o empregador depende de um intermediador para administrar os fundos,e esse serviço é cobrado, no entanto  as taxas por esse trabalho devem ser aproximar de no máximo 1%. 

Como visto, o universo de investimentos é extremamente amplo e diverso, oferecendo oportunidades variadas dentro de um mesmo tipo de aplicação, e é justamente por ser tão amplo e diverso que ele possibilita a aposentadoria antes dos 40 anos, afinal vai sempre existir um estilo de investimento que seja mais adequado para você e seu estilo de vida. Contudo, é extremamente necessário estar sempre atento aos detalhes e opções de cada uma das possibilidades, afinal elas variam muito e algumas escolhas são decisivas para o melhor rendimento do seu dinheiro. 

Fique atento e leia muito sobre o assunto, a fim de evitar erros e se aposentar o quanto antes!

 

Por: Giulia Fama