Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Entrevista com Márcio Assad sobre: A Lapa e o novo normal


Entrevista com Márcio Assad sobre: A Lapa e o novo normal

Márcio Assad, empresário da área da hotelaria e turismo, 56 anos, há  38 no serviço público entre sua terra natal, a histórica Lapa e outras localidades do Paraná e do Brasil:  é nosso entrevistado. Atualmente como Coordenador Geral de Comunicação da Lapa, por designação do prefeito Paulo Furiati, está desenvolvendo desde o início da pandemia um programa de retomada do desenvolvimento econômico do município ( A Lapa e o Novo Normal) , para  quando findar as necessárias medidas emergenciais de saúde pública,   o município possa recuperar  o ritmo   e impulsionar  novas frentes  empreendedoras. 

Click Paraná: Senhor Márcio, qual o objetivo do  Programa de retomada do desenvolvimento Econômico da Lapa? 

Márcio Assad: O objetivo do programa que estamos chamando de  "A Lapa e Novo Normal" é instituir um modelo de gestão, que seja capaz de contribuir de maneira decisiva para a retomada do desenvolvimento de nosso município. 

Click Paraná: De que forma isso se dará? 

Márcio Assad: Queremos propiciar uma nova  estruturação,  com a apresentação de propostas à comunidade que possam garantir a continuidade de projetos , de curto médio e longo prazo que sejam ABSOLUTAMENTE de interesse da sociedade lapeana e em prol do desenvolvimento econômico sustentável.



Click Paraná: Quem serão os protagonistas desse processo?

Márcio Assad: A sociedade civil organizada, cuja missão terá início pela própria organização das propostas apresentadas, ou seja, teremos um comitê organizador, formado por lapeanos de vários setores que envolvem a economia, comércio e prestação de serviços.

Click Paraná: Como funcionará a coordenação deste programa?

Márcio Assad: A coordenação será do município da Lapa, que por designação do Prefeito Paulo Furiati, será exercida por mim em consonância com outros órgãos municipais e a execução técnica  vem de uma grande parceria, que nasceu de um entendimento com o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, através do Diretor de Operações da agência Paranaense Dr. Wilson Bley,  que trouxe para o programa o SEBRAE/PR, empresa que tem grande expertise na área do desenvolvimento de projetos;  mas o grande protagonismo será da sociedade lapeana, através de seus  organismos  como:  associações, sindicatos, cooperativas e do empresariado. E aproveito para fazer uma observação, por melhor e mais estruturado e estruturante, que seja o programa , tem que haver uma compreensão e participação efetiva  da comunidade, pois é esta que será a maior beneficiada. Nós daremos os caminhos, mas cabe a cada um e ao conjunto,  entender como deverá trilhá-lo. 

Click Paraná: Em linguagem simples e direta, quais são as metas do programa:

Márcio Assad: Primeiro é estimular o melhor dos cenários de volta e ampliação do ambiente de negócios, bastante abalado pela atual conjuntura:mas de forma direta como você fez questão de frisar, são as seguintes:  Retomar a geração de emprego e renda; promover um ambiente de união em prol de um objetivo comum; gerar esperança aos empresários e a população Promover oportunidades; diminuir a vulnerabilidade social;melhorar a capacidade de resiliência do Município; recuperar o município como Polo Turístico; adotar estratégias semelhantes de outras cidades  turísticas com base nesse “novo normal”.

Click Paraná: O senhor tem grande experiência na condução de grandes projetos, na área técnica e empresarial  e pelo que estamos acompanhando, tem se dedicado a vários estudos para coordenar esse programa, como está sendo isso no seu dia a dia?

Márcio Assad: Estou encarando esse como maior desafio de toda minha vida profissional;  como você citou na pergunta tenho experiência: Já fui CEO e dirigente associativo na área comercial e industrial, participo de cooperativa e desde muito jovem inovei em projetos inéditos em termos de Brasil, que servem até hoje como referência, para países Ibero Americanos aos quais, sempre me solicitam para participação em projetos e para proferir palestras, no entanto essa é uma situação especial, pois estamos vivendo uma pandemia de proporções nunca sentidos por nossa geração. Aí veio a necessidade imperiosa de retomar vários estudos e me socorrer em entidades de primeira linha do Brasil, para procurar conhecimento, sendo que estou tendo uma oportunidade ímpar em participar de estudos da  Griffith University de Quesland - Austrália, que é líder mundial em pesquisa de marketing social. Me sinto preparado, confiante no futuro. 

Click Paraná: Encerrando deixamos o espaço para suas considerações.

Márcio Assad: Agradeço a oportunidade e utilizo para dizer que: como empresário e cidadão , estou vivendo as mesmas situações da grande maioria de nosso colegas e sei o quanto precisamos retomar nossas atividades de forma plena e tenho fé, que no médio prazo estaremos melhores posicionados nos nossos negócios , do que antes dessa terrível crise. Com cooperação , experiência, seriedade  e clareza de propósitos, faremos dessa crise uma uma professora exigente  que nos ensinará fórmulas de nos reinventarmos  e renascermos de nós mesmos. Fé em Deus e mãos a obras!




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login