Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Empresa paranaense constrói uma das maiores usinas fotovoltaicas do MS

Unidade de captação de energia solar irá atender hospitais dos servidores do Estado


Empresa paranaense constrói uma das maiores usinas fotovoltaicas do MS

Uma empresa de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, no Paraná, é a responsável pela construção de uma das maiores usinas de energia fotovoltaica do Mato Grosso do Sul. A FonteSul Energy Solutions, que atua no mercado desde 2014 está na fase final de obras de uma unidade de captação de energia solar de 14 hectares. O projeto, desenvolvido para a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) visa atender os hospitais do plano de saúde tanto da capital, como do interior do Estado.

Em obra desde maio de 2019, a usina que está localizada no município de Terenos, a 40 km de Campo Grande irá contar com 16.290 placas solares. Com 5,7 mega de potência, a usina tem capacidade para produzir energia suficiente para abastecer cerca de 7 mil residências populares. “Foi um trabalho desafiador que iniciou na preparação do terreno para a construção da usina, até a conexão do sistema com a sala de operação e manutenção”, relata o engenheiro Rojes Pereyma, diretor geral da FonteSul. Uma das vantagens, segundo ele, é a possibilidade de gerenciamento da planta em qualquer do mundo. “Nosso sistema dá a possibilidade ao cliente obter informações quanto a produção de energia em tempo real, através da internet, e de onde ele estiver”, explica.

Segundo Pereyma, esse sistema oferece maior controle e detecção de eventuais intercorrências na usina. Ele destaca ainda a vantagem ambiental gerada através da energia solar. “Trata-se de uma energia limpa e disponível em grande quantidade graças à incidência de sol, disponível no Estado durante boa parte do ano. O meio ambiente além das pessoas, é um dos grandes beneficiados com esse modelo de captação”, garante.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache explica que a solução na produção de energia vem ao encontro da necessidade de diminuir os custos administrativos da entidade. A expectativa, segundo ele, é que assim que entre em operação, a usina gere uma economia de R$ 400 mil reais. No acumulado de 25 anos, vida útil mínima estimada para as placas, a expectativa é que a economia seja em torno de R$ 227 milhões.

Ainda para Ayache, o trabalho desenvolvido pela FonteSul foi fundamental para o sucesso do empreendimento. “Conseguimos desenvolver esse projeto, o maior do Estado, de forma rápida com a segurança de contar com grandes profissionais na condução técnica da obra. A usina trará uma economia significativa para a nossa empresa, cerca 5,5 milhões ao ano, além de se tratar de energia limpa e renovável, com impacto zero ao meio ambiente”, finaliza.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login