Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Como saber se um site de compras é seguro?

Você está pensando em fazer uma compra online, mas tem dúvidas quanto à segurança dessa transação


Como saber se um site de compras é seguro?

A primeira dica é evitar, sempre que possível, utilizar um site de compras em redes compartilhadas ou disponíveis em locais públicos. Mas também existem alguns cuidados que podem ser tomados quando estiver utilizando a sua internet residencial ou 4G do celular para fazer compras.

Infelizmente, são cada vez mais comuns os golpes em que as pessoas fazem o pagamento e nunca recebem a mercadoria, ou ainda, têm seus dados e a senha do cartão de crédito roubados.

Mas pode ficar tranquilo! Para você não passar por um pesadelo desses, reunimos no post abaixo algumas dicas que vão lhe ajudar a saber se um site de compras é confiável. Vamos lá? 

É seguro comprar pela internet? 

Comprar online hábito que estava lentamente ganhando a confiança de cada vez mais pessoas e com a pandemia, tornou-se muito mais popular. Principalmente para garantir a proteção da saúde e reduzir as chances de contato com o vírus. Porém, com isso, os golpes nesse tipo de transação aumentaram. Pois pessoas mal intencionadas também estão aproveitando o momento para aplicar golpes e roubar os dados dos compradores, geralmente se passando por uma marca conhecida.

Isso quer dizer que eu devo evitar os sites de compras? Não. Muito pelo contrário. Vamos te mostrar aqui que é possível sim realizar qualquer tipo de compra pela internet com segurança, basta ficar atento à alguns detalhes para saber como identificar se o site de compras é seguro ou não.

O grande segredo para isso é, caso você não conheça o site e ele não tenha sido indicado por uma pessoa que você confia, fazer uma boa pesquisa antes de fechar a compra seguir as recomendações que lhe daremos abaixo. Isso com certeza irá lhe impedir de cair em uma roubada. Confira!

HTTPS

Essa é a primeira que você deve observar ao fazer uma compra online. Entre os tipos de golpe mais comuns está a utilização do nome e da identidade visual de grandes marcas. 

A primeira vista, tudo parece normal, mas basta começar a prestar a atenção em alguns detalhes como a URL do site diferente do padrão, erros gramaticais e ortográficos, imagens de má qualidade e baixa resolução, ou ainda, promessas absurdas e descontos excessivamente generosos.  

Se você se deparar com algum desses pontos, a primeira coisa a se fazer é observar o link que aparece na barra do seu navegador, localizado no canto superior direito da sua tela. Em um site de compras seguro, você sempre encontrará o desenho de um cadeado seguido de “https://www.” na barra de endereço ou URL.

Tanto o cadeado como o “s” em HTTPS significam que o site utiliza a criptografia nas  comunicações criptografadas, o que protege todas as informações enviadas a ele. 

Nunca efetue uma compra em um site que não tenha o HTTPS na página de fechamento e pagamento -aquela que pede os seus dados e as informações para o pagamento.

 

Desconfie de preços excessivamente baixos

Depois de passar muito tempo pesquisando, você encontrou o produto com todas as características que queria e, de repente, viu um anúncio dele por um preço muito abaixo do que está sendo oferecido em todos os outros sites? Tome cuidado! Existem grandes chances de ser uma furada. E em alguns casos você pode até receber o produto, mas a custo de muita dor de cabeça. Em outros, ele nunca chega.

Esse golpe torna-se ainda mais comum em datas comemorativas como o natal e dia das mães. Por isso, vale a pena redobrar o cuidado nessa época.

Como pesquisar referências sobre a reputação do site? 

Geralmente, uma rápida busca no Google pode ser efetiva e lhe mostrar se existem muitas reclamações sobre o site de compras e seus produtos.

Ao ler os comentários de outros usuários, fique atento aos seguintes pontos: 

  • Cumprimento do prazo de entrega;
  • Características do produto de acordo com o anunciado;
  • Como foi o atendimento em casos de problemas.

Além disso, o Google desenvolveu uma ótima ferramenta para verificar rapidamente se o site de compras que você está visitando é seguro ou não. Para conferir, basta acessar o link https://www.google.com/transparencyreport/safebrowsing/diagnostic/ e entrar no site que está pesquisando.

Outra plataforma bastante utilizada para reunir informações sobre os sites de compras é o Reclame Aqui. Nele, os usuários deixam suas opiniões sobre as empresas e relatam os problemas que enfrentaram. Observe não só o número de reclamações, mas também como a empresa resolveu cada situação. Se houverem muitas reclamações, as chances de você ter algum problema com a sua compra são altas e, talvez, seja melhor procurar outro site para fazer o seu pedido.

Buscar comentários nas redes sociais é outra boa maneira de saber se o site de compras é confiável, afinal, são pessoas reais relatando as suas experiências com a marca. Assim, se o site de compras não for confiável, logo você encontrará comentários evidenciando isso. 

Método de pagamento

Não acredite que você está seguro só pelo fato de não estar utilizando o cartão de crédito e sim um boleto para efetuar o pagamento da sua compra. Pois, qualquer pessoa pode gerar um boleto, abrindo caminho para que os golpistas se aproveitem da confiança que o pagamento feito através de uma documento transmite.

Alguns serviços como  o MercadoPago, do Mercado Livre, o PayPal e o PagSeguro oferecem mais garantias de que compra é segura. Essas plataformas retém o valor pago até que o produto seja entregue e, caso haja algum problema, você pode cancelar a compra ou efetuar a troca.

Dicas de sites confiáveis

A lista de sites confiáveis e que possuem uma boa reputação entre os consumidores é bastante extensa, pois cada vez as marcas tem se esforçado mais para garantir uma boa experiência aos clientes e fidelizá-los. Veja dez exemplos deles que separamos para você!

  • Amazon
  • Mercado Livre
  • Ebay
  • AliExpress
  • Zattini
  • Casas Bahia
  • Netshoes
  • Wish 
  • Americanas
  • Dafiti

Agora você já sabe como identificar se um site de compras é seguro ou não. Esperamos que você encontre uma boa oferta e faça ótimas compras! Aproveite para ficar ligado em todas as novidades do mundo da tecnologia, internet e telefonia visitando o blog Compara Plano




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login