Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Centro de Combate ao Coronavírus de Araucária é considerado referência na região


Centro de Combate ao Coronavírus de Araucária é considerado referência na região

O Centro Especial de Combate ao Coronavírus Sandra Maria Aparecida Ribeiro (CECC), em Araucária, é tido como referência na 2ª Regional de Saúde, que compreende 29 municípios da região de Curitiba. Na segunda-feira (22), representantes da 2ª Regional de Saúde estiveram no local para vistoriar a estrutura e verificar os requisitos de segurança do paciente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA), o município recebeu os parabéns pela estrutura a Prefeitura implantou para atender exclusivamente a moradores com sintomas de síndromes gripais e problemas respiratórios (que podem ter relação com a Covid-19).

Os técnicos de saúde de Araucária que acompanharam a vistoria relataram que a estrutura montada foi considerada adequada, limpa, organizada, com fluxos e protocolos muito bem elaborados. Além disso, houve elogios quanto ao fato de o Centro contar com um tomógrafo (algo não comum em outros locais) e também aos processos de trabalho alinhados e à equipe bem treinada.

Um levantamento da SMSA mostra que, de 15 de maio a 19 de junho, o CECC realizou 1.713 atendimentos; com 383 testes (RT-PCR) realizados em pessoas com sintomas de Covid-19 e um total de 8.565 procedimentos. As mulheres são 55,8% do público atendido neste período e os homens 44,2%. Por faixa-etária, o maio grupo é o de 19 a 29 anos (27,5%), seguido por 30 a 39 anos (23,7%), 40 a 49 anos (22,2%), 50 a 59 anos (12,4%) e 60 a 69 (5%). As demais faixas-etárias têm de 2% pra menos cada uma.

PRA NÃO AGRAVAR - O Centro Especial tem 25 leitos de internação e conta com consulta médica para as pessoas com problemas respiratórios. O objetivo é evitar que casos considerados leves e moderados acabem se agravando. A equipe de saúde é formada por técnicos em radiologia, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos. O local funciona 24 horas. A presença de sintomas como tosse, febre alta, dores no corpo e dificuldade para respirar é um alerta para verificar se é necessário procurar atendimento neste Centro. 

A orientação da SMSA é que o morador que apresenta sintomas gripais ligue para o DISK CORONA para verificar se é realmente necessário ir ao CECC para atendimento. Em caso de dúvida sobre medidas de prevenção, sintomas e como proceder em caso de suspeita da doença, a população pode utilizar o DISK CORONA. A ligação é gratuita e pode ser realizada de qualquer telefone: 0800 642 5250. A central de informações funciona todos os dias das 7h às 19h e conta com profissionais de saúde na linha. Gestantes com sintomas de síndromes gripais são direcionadas ao Hospital Municipal de Araucária e as crianças com sintomas ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) – mas vale a orientação de ligar para o DISK CORONA.

Nos casos em que os sintomas forem mais graves (como a respiração já comprometida) a orientação é que, em vez de tentar ir por conta ao Centro, o serviço do SAMU seja acionado (telefone 192).


SINTOMA DE ALERTA – Dor no corpo, tosse seca e febre alta, por exemplo, são sintomas comuns de vários tipos de enfermidades. O que tem sido motivo de alerta para a necessidade de procurar atendimento médico é se um ou todos esses sintomas ocorrem junto com dificuldade de respirar. Neste caso, é muito importante buscar atendimento de saúde para que o caso seja verificado. Araucária agora está realizando testagem para todas as pessoas que apresentam sintomas que podem estar relacionados ao novo Coronavírus (Covid-19); mesmo que sejam sintomas leves. Antes, a testagem era indicada para moradores que apresentavam sintomas mais graves, conforme prevê o protocolo do Ministério da Saúde.

Endereços
O Centro Especial de Combate ao Coronavírus fica à rua Dr. Guilherme da Mota Corrêa, nº 55, Centro (na mesma estrutura do Laboratório Municipal e do Centro de Saúde de Araucária (CSA). O HMA e o PA Infantil ficam no mesmo endereço, na R. Rozália Wzorek, 77 – Sabiá.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login