Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Início da quarentena causada pela covid 19 impulsionou os perfis de celebridades e influenciadores no instagram

Dados do estudo #MS360FAAP mostram crescimento acima da média nos últimos seis meses. Por outro lado, páginas de empresas não seguiram o mesmo caminho

O mundo mudou completamente com a crise causada pelo novo coronavírus. Como vitrine de tudo o que acontece e, ao mesmo tempo, válvula de escape, as redes sociais estão sendo ainda mais utilizadas nesse período, muito por conta do confinamento em casa, quando os usuários estão conectados praticamente o tempo todo.

Diante desse cenário, as celebridades ganharam ainda mais seguidores no Instagram. Pelo menos é o que indica o mais recente relatório #MS360FAAP, produzido pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), por meio de seu Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD), em parceria com a plataforma Socialbakers.

Em sua primeira edição do ano, o relatório que mede trimestralmente o comportamento das 100 marcas e celebridades brasileiras com mais interações no Facebook e Instagram mostra que, em relação ao trimestre anterior, a média de crescimento de seguidores das celebridades e influenciadores digitais foi de 17,3% (Instagram), com número médio de seguidores chegando a mais de 13 milhões. No final do ano passado, esse número era de 11,7 milhões.

Mas, de acordo com a professora Karina Bousso, uma das pesquisadoras da FAAP envolvidas no estudo, o comportamento é explicado pelo interesse do usuário em buscar referências externas. “Nesse período de quarentena, cresce a busca por conhecer e seguir pessoas que possam indicar algum tipo de comportamento considerado ideal”, diz.

Ao contrário das celebridades, as marcas não seguiram o mesmo caminho de crescimento no Instagram. Para a professora Karina, talvez pela dificuldade das pessoas em consumir algo neste período ou pelo interesse geral estar voltado a outros assuntos. De janeiro a março deste ano, o volume médio de seguidores desse segmento foi de 1.954.007 para 2.097.368 – um crescimento de 7,33%.

Facebook

Na outra rede de Mark Zuckenberg, o que chamou a atenção foi a queda no número médio de seguidores das páginas de todas as categorias analisadas. No segmento “Mídia/Notícias”, por exemplo, o primeiro trimestre de 2020 ficou com uma média de 3,4 milhões de fãs. Já no período imediatamente anterior, em 2019, o número médio era de 5,5 milhões.

A queda no número de fãs das páginas do Facebook interrompeu uma sequência de crescimento observada durante todo o ano de 2019. A categoria “Marcas e Institucional”, por exemplo, havia crescido 69% no número médio de fãs em suas páginas durante todo o ano passado. No último trimestre de 2019 para os primeiros três meses deste ano, a queda foi de 31%.

“Uma possível explicação para essa diminuição do número de fãs das páginas do Facebook é a quantidade de informações desencontradas e campanhas de desinformação a que todos fomos submetidos desde o início da pandemia”, pondera o coordenador da pós graduação em Comunicação e Marketing Digital da FAAP, professor Thiago Costa.

Para o professor, como o compartilhamento de informações são maiores, pelas próprias características da plataforma, a confiança dos usuários a respeito do conteúdo encontrado acabou diminuindo.

Mais números

  • No Facebook, o segmento que mais investiu em impulsionamento no primeiro trimestre deste ano foi o de “Bens de Consumo”: 63% das postagens tiveram algum investimento;
  • No Instagram, as marcas publicaram, em média, 19 vezes por semana durante os três primeiros meses de 2020;
  • Nesse mesmo período, em 26% das publicações no Instagram não houve nenhuma hashtag;
  • O tempo médio de resposta das 100 maiores páginas do Facebook no início do ano de 2020 foi de 33 horas e 34 minutos.

Os relatórios do estudo "Mídias Sociais 360º" (#MS360FAAP) estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.

 

Sobre o NIMD-FAAP

O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, criado em 2013, tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e, especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus consumidores.

Sobre a Socialbakers

Fundada em 2008, na República Tcheca, a Socialbakers é líder global em soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, Instagram e Pinterest) fornecendo relatórios detalhados, mapeamento de tendências e benchmarking para mais de 3.000 clientes, mais de 200 deles no Brasil. A partir do maior banco de dados do mundo no segmento e de recursos exclusivos de Inteligência Artificial, a Socialbakers ajuda marcas de todos os tamanhos a garantirem que o seu investimento em mídias sociais forneça resultados de negócios mensuráveis. Com clientes em mais de 100 países, a Socialbakers é Facebook Marketing Partner desde 2011, Pinterest Marketing Partner e LinkedIn Marketing Partner. A Socialbakers foi eleita em 2018, de acordo com a revista Inc., uma das empresas privadas de mais rápido crescimento da Europa. Para mais informações, acesse: www.socialbakers.com.

 

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login