Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Lapa se mobiliza para manter conquista no Patrimônio Histórico


Lapa se mobiliza para manter conquista no Patrimônio Histórico

Atenção forças vivas do Paraná:
GOVERNOS, JUDICIÁRIO, MINISTÉRIO PÚBLICO, BANCADAS DE DEPUTADOS: ESTADUAIS E FEDERAIS, IMPRENSA E CIDADÃOS PARANAENSES E LAPEANOS, QUE AMAM NOSSA TERRA:

A LAPA PODERÁ SER MUITO PREJUDICADA EM RELAÇÃO A UMA CONQUISTA NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO!
Entenda o caso:
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Superintendencia Iphan-PR), em parceria com o Departamento do Estado do Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PR) e apoio da Prefeitura Municipal da Lapa, lançou um Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar para Edifício Anexo e Agenciamento Externo do Museu Casa Lacerda, edificação de características coloniais situada no Centro Histórico da Lapa (PR). Observadas todas as NORMAS LEGAIS.


Foram recebidas 72 propostas de 11 estados diferentes, tudo ocorrendo sem contestações e com a maxima transparencia possível, que um processo como esse requer.
No dia 18 de dezembro, foram anunciados pela comissão julgadora formada por arquitetos indicados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR) e pelo Departamento do Estado do Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PR), os três projetos vencedores, foram eles: 1º colocado: Figueroa Arq+Urb, de São Paulo (SP); 2º colocado: Zanatta Figueiredo Arquitetos Associados, de São Paulo (SP); e 3º colocado: Conceito Arquitetura, de Brasília (DF). Além dos três vencedores, foram concedidas três menções honrosas para a Pagus Arquitetura, de Curitiba (PR); a Estúdio BG, de São Paulo (SP); e a Mote 85 Arquitetos, de Porto Alegre (RS).
Dias atrás , com todo o trâmite necessário, para o inicio do processo de contratação do desenvolvimento dos projetos executivos, houve uma contestação do atual Superintendente do Órgão no Paraná que enviou oficio ao Presidente do òrgão em nível Federal, colocando-se CONTRÁRIO a LEGÍTIMA CONTRATAÇÃO E PROSSEGUIMENTO!
A Lapa, vai lutar para a sequência lógica dessa enorme conquista, até a construção do anexo em questão , que beneficiará sobre maneira, a cultura e o turismo do município, atualmente o maior centro receptivo, de turismo didático-pedagógico do Paraná.
MESMO EM TEMPO DE PANDEMIA, SEGUIMOS O PRINCIPIO: "Dormientibus Non Sucurrit Ius" O Direito não Socorre aos que Dormem...
Com a autorização do Prefeito Paulo Furiati, faço um apelo a TODOS , QUE PUDEREM CERRAR FILEIRAS A ESSA EMPREITADA CIVICA EM PROL DE NOSSA AMADA TERRA!
Para acessar o processo que é público, basta entar no [ link: https://sei.iphan.gov.br/…/…/md_pesq_processo_pesquisar.php…
 e informar o número do processo: 01508.000162/2020-51.

O Museu
A Casa Lacerda é tombada individualmente pelo Iphan e pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná e está inserida em área urbana também protegida por tombamento nas duas esferas. Doada ao Iphan na década de 1980, a Casa abriga hoje um Museu ( entre os MAIS IMPORTANTES DO BRASIL), que reproduz uma típica residência lapeana, além de funcionar como Casa do Patrimônio, sediando exposições temporárias, cursos e atividades voltadas à população local.

   




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login