Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Tire todas as suas dúvidas sobre os fundos de renda fixa

Entenda como são os fundos de renda fixa e saiba como aplicar


Tire todas as suas dúvidas sobre os fundos de renda fixa

No cenário atual, em que vivemos a pandemia da COVID-19, as oscilações do mercado financeiro atraem a atenção das pessoas, pois para muitos é uma verdadeira incógnita como a economia nacional será impactada.

Por isso, para quem vai começar a aplicar, É muito relevante conhecer as diversas modalidades e os fatores que influenciam as operações, para saber qual o melhor investimento a ser feito, seja ele de renda fixa ou renda variável.

Vale lembrar que o surto da COVID-19, o novo coronavírus, interfere na economia global ao restringir a circulação de pessoas nas ruas. Isso significa menos gente trabalhando, produzindo e consumindo.

É um fator determinante que afeta a oferta e demanda, bem como o preços de produtos e de ações. Portanto, esse aspecto precisa ser avaliado no momento de realizar um novo investimento.

O sistema econômico

Os fundo de investimentos, aplicações, trocas comerciais e todas as taxas que afetam essas operações, além de fatores como oferta e demanda de produtos, compõe o cenário econômico.

Tudo isso modifica a economia a todo momento, tanto nacional quanto global. Esse mecanismo funciona de forma coerente e interdependente.

O investidor precisa entender essas relações para saber como e porquê as alterações acontecem dentro do mercado financeiro.

Além de se tornar capaz de prever rendimentos, alta e queda de valores, tornando suas aplicações mais lucrativos e impedimento quedas em suas ações.

O que é renda fixa

O investimento realizado com um rendimento fixo pré-estabelecido é chamado de fundo de renda fixa.

Embora não seja possível determinar o retorno financeiro dessa modalidade de forma exata, sua taxa de rendimento será sempre a mesma. Por isso, ele é mais seguro, apesar de ser menos lucrativo do que investimentos de renda variável.

Normalmente, as alterações nesse caso acompanham os juros do cenário econômico geral. Ou seja, o contexto da economia ajuda a direcionar o rumo desses investimentos.

Como funciona a renda fixa

Todas as empresas precisam de recursos financeiros para se manter funcionando, com os bancos não seria diferente.

Além disso, o mesmo ocorre com o governo. Mas, nesse caso, o dinheiro pode vir dos investidores, sejam eles empresas ou pessoas físicas.

Na prática o fundo de renda fixa é um empréstimo que as instituições tomam das pessoas com uma correção de valor na hora de devolver.

Como as corporações realizam vários tipos de transações diferentes, as formas de realizar um investimento em fundo de renda fixa também são variadas.

Para saber qual utilizar é preciso se informar e avaliar aquela que se encaixa melhor no perfil do investidor. Para isso existem calculadoras especiais e consultorias que auxiliam as pessoas nessa escolha.

Vantagens da aplicação em renda fixa

O investidor que utiliza uma modalidade de renda fixa possui maior segurança em relação a estabilidade de seu dinheiro. Isso porque as taxas de rendimento são fixas e definidas anteriormente.

Com uma porcentagem determinada a pessoa saberá que seu investimento vai sofrer sempre a mesma variação. Essa característica torna o retorno estável e com muito menos risco.

Desvantagens da aplicação em renda fixa

Embora esse seja um tipo de investimento seja muito mais seguro, poderá render muito menos do que outros tipos de fundos como o multimercado ou as ações por exemplo. Casos em que o retorno é maior, mas os riscos de perda também são mais elevados.

Outro ponto a se considerar é que alguns investimentos desse tipo necessitam de um capital inicial mais alto para começar a investir.

Declaração de Imposto de Renda

É muito importante o investidor lembrar de seus investimentos no momento de declarar seu Imposto de Renda. Assim, para não ter problemas futuros, esse item deve ser incluído.

Dentre os tipos de investimentos de renda fixa, LCI e LCA devem ser declarados como isentos. Nesse caso não é preciso pagar nada. Já no caso do tesouro direto, CDB e os demais tipos, o investidor para o imposto no momento do resgate.

A importância de conhecer o mercado financeiro

Conhecer o mecanismo do mercado financeiro permite entender o seu funcionamento, realizar previsões e cuidar de suas economias. É muito importante saber como o sistema econômico funciona.

Isso porque até mesmo os preços dos produtos no mercado sofrem alterações em função de transações financeiras que podem parecer distantes da realidade cotidiana.

O investidor se torna capaz de lidar com seu dinheiro de uma maneira mais independente e segura, quando entende como, porque e quando os diversos fatores interferem em suas economias.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login