Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Paranaenses usam drones para atender o setor de georreferenciamento, que está em alta

Habicad fecha parceria com Smart Sky para pesquisa operacional e captura de realidade nos mercados de Construção, Mineração e Energias Renováveis


Paranaenses usam drones para atender o setor de georreferenciamento, que está em alta

O setor de georreferenciamento tem crescido com números expressivos nos últimos anos. Segundo a Technavio, empresa britânica líder em pesquisa de mercado, os serviços em georreferenciamento terão uma crescimento de 9,2% até o ano de 2022, movimentando cerca de 6 bilhões de dólares, sendo a América o local de maior expansão desse mercado.

Seguindo esta tendência, as empresas paranaenses Habicad e Smart Sky estabeleceram uma parceria estratégica para crescer neste segmento. Na  mira estão os mercados de Construção, Mineração e Energias Renováveis

A Habicad é empresa de Ponta Grossa e ficou conhecida por criar sistemas tecnológicos para as áreas habitacional e de georeferrencimento. Ela oferecerá consultoria visando as operações via Smart Sky Consulting.

Já a Smart Sky Consulting, de Curitiba, realiza captura de imagens por drones, onde é possível construir um modelo do estado real de um ambiente ou canteiro de obras, levantando as suas características, cores e dimensões, a partir de imagens captadas por drones. Isso permite que modelos digitais de alta qualidade sejam criados.

Serão ofertados dois tipos de consultoria: uma para clientes que desejam usar equipe própria de engenheiros, equipamentos e pilotos e outra para os que preferem terceirizar suas inspeções aéreas. No primeiro caso,  são oferecidos treinamentos de pilotos e métodos operacionais, softwares de gerenciamento de voo e gestão de ativos, suporte técnico e pós processamento de dados. Já a segundo opção, todo o processo é realizado pelos profissionais da Habicad e Smart Sky

"Com a nova parceria, a Habicad amplia sua atuação no ramo de gestão pública e habitação, levando em frente a sua missão da transformação digital com o uso de tecnologias emergentes para a transformação de processos e modelos morosos e ultrapassados", afirma Irapuan Moro, sócio-diretor da Habicad. 

Entre os benefícios deste tipo de captura para georreferrenciamento estão a redução nos custos de levantamento de dados, rapidez no processo de captura e processamento dos dados, além de proporcionar maior assertividade na tomada de decisões a partir da análises geradas com as imagens coletadas.

As vantagens no uso deste tipo de tecnologia e serviço podem ser observados mais especificamente em alguns casos reais. Por exemplo, o registro de evoluções em terrenos a partir de time-lapse, onde é possível acompanhar  as mudanças de um terreno ao longo do tempo. 

Também é possível identificar e monitorar áreas ambientais degradadas e de difícil acesso ou mesmo acompanhar a recuperação de áreas de preservação permanente. Outro serviço bem interessante é o uso de imagens para regularização fundiária, o que inclusive é regulamentado e exigido por lei.

Como funciona:

A parceria agregará três tipos de produtos ao seu processo:

  1. Em primeiro lugar vem a Análise do Projeto, onde são levados em consideração os riscos envolvidos na captura, a escala pretendida e os recursos internos. 
  2. Caso a visão seja aprovada, a próxima etapa é o Treinamento, que tem por objetivo encurtar a curva de aprendizado e otimizar os recursos. A Smart Sky utiliza a plataforma Site Scan, a ferramenta preferida para o uso de drones em projetos corporativos  e governamentais. 
  3. Por fim vem a Implementação, que é a implantação de todos os processos em conjunto da equipe da organização com o intuito de garantir o sucesso do case. Tanto a capacitação da equipe quanto ao suporte, fluxo de trabalho, softwares de gerenciamento, e demais assistências são oferecidas nesta etapa.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login