Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Caputo destaca cessão de terreno para construção do Bairro Novo da Caximba em Curitiba


Caputo destaca cessão de terreno para construção do Bairro Novo da Caximba em Curitiba

Foi aprovado nesta terça-feira (17), em primeira e segunda votação, o projeto de lei que cede uma área de 781 mil metros quadrados à prefeitura de Curitiba para a construção do Bairro Novo da Caximba. Segundo o deputado estadual Michele Caputo (PSDB), trata-se de uma conquista importante para garantir moradia digna às mais de 8 mil pessoas que vivem irregularmente na localidade.



“Esta será a maior obra de intervenção urbana dos últimos anos na capital. A ideia é tirar o lixo e o abandono da Caximba, levando mais infraestrutura e cidadania para aquela região”, explica o deputado, que em seu primeiro ano de mandato tem lutado por melhorias para Curitiba.

O Projeto do Bairro Novo da Caximba é uma das prioridades da gestão do prefeito Rafael Greca. Serão mais de R$ 250 milhões em investimentos, sendo parte obtida pela prefeitura através de um financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento.

"Mais um passo dado em favor da implantação do Bairro Novo da Caximba. Faremos justiça social com pessoas levadas a viver em lugar que não é próprio para moradia e, ao mesmo tempo, traremos equilíbrio ambiental para a um local que por anos sofreu com a degradação. Agradeço o apoio dos deputados estaduais ao projeto", disse o prefeito Rafael Greca.

As obras atenderão uma população bastante carente da região Sul da cidade, que precisa de moradia, saúde, educação e saneamento básico. “São pessoas que moram há quase 10 anos naquela localidade, que além de ser uma área de preservação ambiental, não oferece o mínimo de estrutura para se viver”, enfatiza Michele Caputo.

Com o investimento, a ideia é construir um bairro inteligente e completo, com casas, ruas, unidade de saúde, escola, saneamento básico e demais serviços importantes ofertados pela prefeitura. Também será criado um parque linear para prevenir enchentes e preservar a bacia da região, que envolve os rios Barigüi e Iguaçu.

Para o vice-prefeito Eduardo Pimentel, com o este projeto socioambiental inovador, Curitiba retoma o protagonismo e demonstra na prática o compromisso com o progresso social dos cidadãos mais carentes. “A região da Caximba, que por anos foi esquecida pelo poder público, agora terá a dignidade restabelecida com um projeto moderno, que será exemplo nacional”, comenta.

As melhorias devem beneficiar ainda a população da Vila 29 de Outubro, que foi notícia nacional, recentemente, por conta das condições precárias de vida dos moradores da ocupação. A regularização fundiária contemplará também as famílias da Vila Dantas, Vila Espaço Verde e Vila Primeiro de Setembro.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login