Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Paraná está na 2º posição no ranking dos estados que recebem doações do IR

A Campanha Dezembro Roxo efetuou um estudo em 22 estados e criou um ranking dos que, percentualmente, mais doam Imposto de Renda para os Fundos da Infância e Adolescência


Paraná está na 2º posição no ranking dos estados que recebem doações do IR

A campanha Dezembro Roxo está estreando em 2019 e tem como objetivo o incentivo a doações, por meio do Imposto de Renda. Essa iniciativa ainda é pouco conhecida no país e, por isso, a mobilização é importante para estimular os cidadãos.

"O Dezembro Roxo não tem fins lucrativos e busca informar aos contribuintes que eles podem tirar da boca do Leão, pagando menos impostos, enquanto doam para as crianças e adolescentes do seu estado, realizando uma bonita ação de caridade, no final do ano", é o que explica Eduardo Canova, coordenador nacional da campanha.

O principal objetivo da iniciativa é divulgar que, em vez de pagar imposto, a população pode fazer doações para causas sociais, através dos FIAs (Fundos da Infância e Adolescência), sem nenhum custo extra.

O contribuinte pode - e deve! - ajudar a espalhar essa notícia, acessando a página de Paraná, no site da Campanha https://www.dezembroroxo.com.br/doacoes-pr e as redes sociais: Instagram e Facebook.


A campanha realizou um estudo, com base na análise de 22 estados, e posicionou Paraná na 2º colocação entre os estados que, percentualmente, mais doam Imposto de Renda.

Isso quer dizer que o estado tem potencial para receber mais de R$ 472 milhões por ano, mas foram doados apenas pouco mais de R$ 879 mil.

Ou seja, apenas 0,16% dos 785 mil contribuintes que enviam a declaração pelo modelo completo tinham conhecimento da prática, no último envio da declaração.

Por isso, enviar a doação até o dia 27 de dezembro é tão importante: dentro desse prazo, o abatimento pode chegar até 6%. Conheça as outras faixas de abatimento, mais abaixo.


Receita Federal explica

A afiliada da Rede Globo, a EPTV - Sul de Minas, entrevistou Carlos Ortiz, auditor fiscal da Receita Federal, para explicar melhor sobre como funcionam as doações incentivadas de parte do valor do Imposto de Renda no Dezembro Roxo.

O auditor explicou que a destinação dos valores doados é feita apenas para instituições cadastradas nos conselhos municipais e estaduais, obrigatoriamente.

"Este recurso, na verdade, é uma tredestinação: ele deveria ir para a União, e, na verdade, o cidadão pode fazer essa escolha", ressalta Carlos Ortiz.

A entrevista esclarece, ainda, outros aspectos importantes sobre a doação.

Saiba para onde vai a sua doação

Os valores doados irão para os Fundos da Infância e Adolescência (FIAs) do seu estado ou cidade, os quais destinarão os valores doados para auxiliar, por exemplo, as 76.045 crianças e adolescentes que vivem sem acesso à educação.

Esses números são dados da UNICEF e você pode fazer a sua parte para transformar o futuro do País.

Por que é importante doar ainda neste ano?

Ao fazer a declaração do Imposto de Renda, o cidadão pode destinar uma parte aos fundos sociais do estado e dos seus municípios.

Para as pessoas físicas, se o modelo da declaração do IR for o completo, o percentual deduzido pode ser de até 6%, se a doação for feita até o dia 27 de dezembro, deste ano, como já citado.

Já se a doação ocorrer entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2020, o abatimento do IR devido pode chegar a 3%.

Por isso é importante doar ainda em 2019.

Para as pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real, a dedução pode chegar a 1%.

Atente-se: se o contribuinte tiver uma taxa a pagar à Receita Federal, o percentual da doação é deduzido, ou seja, é encaminhado para o fundo selecionado. Já se ele precisar receber a restituição, o valor tem acréscimo de até 6% e ainda a correção da Selic (tarifa básica de juros).

Dessa forma, se as contribuições forem feitas ainda em 2019, as chances de garantir um maior percentual são maiores.

Para simular quanto de abatimento do Imposto de Renda você pode ter, ao realizar a doação, acesse o site https://www.dezembroroxo.com.br/




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login