Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

NOVIDADE: Uruguai lança piloto para solicitação de Tax Free por APP

Uruguai é referência latino-americana na inovação dos processos de autogerenciamento para a devolução de impostos


NOVIDADE: Uruguai lança piloto para solicitação de Tax Free por APP

As compras isentas de IVA ou Taxfree, feitas por turistas não residentes nos estabelecimentos aderidos, aumentaram em 51% entre junho e setembro de 2019. A Global Blue, operadora responsável pelo sistema de devolução de Impostos Sobre Valor Agregado no Uruguai, anunciou o uso de um aplicativo móvel para gerenciamento de lucros na temporada de verão, um projeto piloto, colocado em prática em outubro, funciona na saída terrestre de Salto e vem causando excelente impressão aos que o utilizam.

 

Os turistas podem validar suas operações a partir de seus telefones celulares sem precisar sair do carro quando chegarem à ponte internacional. Essa inovação, como os terminais de autogerenciamento, proporcionará aos viajantes uma melhor experiência com compras isentas de impostos e os tempos de espera e recursos aduaneiros destinados à validação das operações serão praticamente eliminados.

 

O Uruguai é hoje, um modelo avançado de inovação na aplicação nesse tipo de tecnologia na América Latina. Esse processo com a implementação dos terminais de autogestão em 2017. O sistema Tax Free Shopping do Uruguai é 100% digital e funciona em tempo real. Atualmente, quando os turistas estão prestes a deixar o país podem validar seus formulários de isenção de impostos, obtendo assim seu reembolso do IVA por meio desses terminais.

 

As vendas com compras isentas de impostos no Uruguai mostram uma queda acumulada nos valores ($ UYU) de 21% no período de janeiro a setembro de 2019 em comparação a 2018. No entanto, entre junho e setembro do mesmo ano, de acordo com os últimos dados fornecidos pela Global Blue ao Ministério de Turismo do país, há uma mudança de tendência com crescimento de dois dígitos mês a mês, de uma queda de 45% nos primeiros 5 meses do ano para um crescimento de 51%. “Ao disponibilizar essas ferramentas facilitadoras, espera-se maior adesão por parte dos turistas não residentes a esse tipo de benefícios oferecidos por nós”, diz Benjamin Liberoff – Vice-Ministro de Turismo do Uruguai.

 

Além da tecnologia disponível, existem outros efeitos que impulsionam a subida dessa curva: a recuperação do principal visitante argentino e, com ele, a recuperação das vendas nas lojas aderidas, bem como o crescimento sustentado do Brasil, a segunda nacionalidade na presença de visitantes e compras, bem como do que o crescimento médio de tickets para cada visitante.

 

Além da recuperação da Argentina desde junho, o crescimento do Brasil se destaca constantemente desde o início do ano. Em 2019, o comprador brasileiro representa 11% das vendas (+4 pontos percentuais em relação a 2018).

 

O ticket médio no acumulado de 2019 atinge US $ 3.361 (US $ 90), crescendo 5% em relação a 2018. O crescimento do ticket médio é devido a um maior percentual de compras de brasileiros e à participação de marcas com um ticket maior que o metade.

 

O reembolso do IVA no regime Isento de Imposto representa um desconto de 14,4% no preço final pago, pois, embora a taxa seja equivalente a 18,03% do preço do item, o turista recupera apenas 80% do imposto. Os outros 20% são a comissão paga pelo usuário à Global Blue pelo serviço.

 

Os produtos incluídos no Tax Free são: roupas em geral, couro ou malhas, artesanato, alimentos e bebidas.

 

 

+ Info: https://www.globalblue.com/business/uruguay/




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login