Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Tropeiros dos Campos de Guarapuava farão trajeto histórico até a Lapa


Tropeiros dos Campos de Guarapuava farão trajeto histórico até a Lapa

Guarapuavanos amantes da história e das tradições do tropeirismo saíram de seu município que completará 200 anos no próximo dia 9 de dezembro, para realizar um resgate histórico em direção á legendária cidade da Lapa que completou 250 anos, portanto o acontecimento está sendo conhecido como: "Tropeada 200/250 Guarapuava/Lapa".

    A agremiação Tropeiros dos Campos de Guarapuava fundada em 2010 abrange outras cidades da região: Inácio Martins, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão, Candói, Cantagalo, Goioxim, Campina do Simão, Santa Maria do Oeste, Laranjal, Palmital, Pitanga, Prudentópolis e Turvo.   
    O propósito do grupo é o resgate cultural do tropeirismo paranaense e a reverência aos antepassados, que legaram o conhecimento da tradição tropeira. A comitiva está viajando "a moda antiga" com muares de montaria e muares de carga, com cangalhas e bruacas, onde estão levando tudo o que precisam, ou seja, sem apoio externo. O planejamento da viagem contou com incursões pelo trecho e o apoio estratégico dos tropeiristas lapeanos: Márcio Assad (UNILT - Universidade Livre do Tropeirismo) e de Hilário Rodrigues (Museu do Tropeiro do Feixo). Enquanto Assad com sua experiência delineou os contornos históricos nas duas reuniões realizadas na Lapa enquanto Hilário, grande conhecedor dos caminhos tradicionais sul-brasileiros auxiliou no planejamento geográfico. 
    Vale ressaltar a importância da assimilação dos proprietários de fazendas ao longo do trecho, que gentilmente estão cedendo pouso para a tropa. 
    A comitiva da histórica jornada é formada por: Carlos Pereira Araújo, Germano Giacomitti, Aloísio Sprott, Leonardo Rauen, Cleverson Ribeiro, José Eduardo Lustosa e José Ernani Lustosa.
   Os tropeiros que saíram no dia 23 de novembro fazendo o percurso: Guarapuava - Inácio Martins - Irati - Rio Azul - São Mateus do Sul - São João do Triunfo com chegada na Lapa prevista para o dia 1° de dezembro; serão homenageados pelo município.
   Na foto: a segunda reunião de planejamento da tropeada histórica.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login