Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

ARAUCÁRIA: Esteve na UPA no dia 16/11 ou no HMA na manhã do dia 18/11? Dirija-se a UBS para orientações sobre sua saúde


ARAUCÁRIA: Esteve na UPA no dia 16/11 ou no HMA na manhã do dia 18/11? Dirija-se a UBS para orientações sobre sua saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária tem um alerta muito importante para a comunidade. Quem esteve na UPA no dia 16 de novembro ou no HMA na manhã do dia 18 deve dirigir-se, o quanto antes, à UBS mais próxima para orientações sobre sua saúde; independente se foi a esses locais para atendimento, acompanhar alguém ou se só circulou durante um desses períodos. A orientação vale para pessoas de todas as idades e até mesmo para quem mora em outro município e esteve na UPA e HMA. A medida faz parte do protocolo da Saúde e visa revisar a carteira de vacinação dessas pessoas que podem ter tido contato com uma pessoa suspeita de estar com Sarampo e que esteve nessas unidades e períodos descritos. Esta situação é mais um alerta para mostrar que pessoas que não estão em dia com a vacina precisam se proteger.

Quando ocorre um caso suspeito de Sarampo, o protocolo das equipes de Saúde é mapear locais onde a pessoa esteve e encontrar outras pessoas que tiveram contato com ela. Quem não tem registrado as doses corretas conforme a idade é encaminhado para vacinação. O acompanhamento dos casos suspeitos, a vacinação rotineira e a intensificação realizada nas UBS (quando necessária), contribuem para o controle do Sarampo.

CONTAGIOSA - O Sarampo é uma doença altamente contagiosa. Entre os sintomas estão muitos sinais comuns a outras doenças: febre, manchas avermelhadas (exantema), tosse e conjuntivite. É preciso procurar as unidades de saúde caso perceba esses sinais. Os casos de Sarampo vêm mobilizando as equipes de Saúde de todo o país para intensificar a vacinação de quem não está em dia. A vacina é o único meio eficaz de proteger contra o sarampo, doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e que pode ser contraída em qualquer idade (se a pessoa não está protegida pela vacina). Para a vacinação é importante não esquecer de levar à UBS a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.

Profissionais de saúde, independente se trabalham em estabelecimentos públicos ou privados, precisam ter duas doses da vacina contra o sarampo.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login