Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Servidores da Prefeitura de Mafra participam do 2º Seminário SC Bem Mais Simples

O processo de abertura de uma empresa no Brasil pode levar até 119 dias


Servidores da Prefeitura de Mafra participam do 2º Seminário SC Bem Mais Simples

Mafra foi uma das cidades escolhidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina para receber o 2º Seminário SC Bem Mais Simples/Etapa Regional Norte, na última terça-feira, 13, “devido a sua pujança e representatividade na região”, de acordo com o secretário do Fórum Estadual Permanente de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Juliano Varela Kahl.

Este evento aconteceu nas dependências da Amplanorte e reuniu servidores da prefeitura de Mafra - da vigilância sanitária, secretaria de fazenda e planejamento e de meio ambiente e desenvolvimento urbano – além de outras entidades estaduais e municipais como corpo de bombeiros, polícia militar, Instituto do Meio Ambiente, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Mafra).

 

Desburocratização dos serviços

Para se abrir uma empresa no Brasil passa-se por uma série de instituições, fazendo com que o empreendedor vá quase sempre a cada uma delas e realize protocolos: Junta Comercial, Cartório, Recita Estadual, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e ou IMA (instituto do meio Ambiente).

Instituído pela lei 17.071/17 o novo processo funciona por meio do Enquadramento Empresarial Simplificado (EES). Assim, com base nas informações da autodeclaração dos empreendedores, estabelecimentos com baixo potencial poluidor e risco sanitário e pouca complexidade podem ser abertos de forma simples e ágil. “É preciso entregar ao empreendedor o que ele mais necessita: tempo para se dedicar a sua empresa”, declarou Juliano Varela Kahl.

Assim como Kahl, partilham dessa ideia o coordenador do Sebrae, Luiz Carlos da Silva e o secretário municipal de fazenda e planejamento, Enalto de Oliveira Gondrige, na ocasião representando também o prefeito Wellington Bielecki. “Mafra vem se empenhando vários esforços para modernizar seus processos, transformando-os em eletrônicos, justamente para que o tempo seja reduzido ao máximo e isso vem ao encontro do SC Bem Mais Simples”, declarou o secretário.

 

Interesse

Assunto de interesse de órgãos estaduais e municipais, a abertura de novas empresas é fator gerador de emprego e renda. E tornar o ambiente mais favorável e menos burocrático contribui para o empreendedorismo e o desenvolvimento de Mafra e de Santa Catarina.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login