Planejamento 2020: por que a saúde do colaborador deve estar em pauta?

No momento de pensar no planejamento para o próximo ano, gestores devem estar atentos à implantação de benefícios relacionados à saúde do colaborador

Por Assessoria 11/11/2019 - 10:02 hs

Nos últimos meses do ano as organizações começam a revisar as metas e se planejar para o próximo ano. Segundo especialistas, é fundamental incluir neste planejamento benefícios relacionados à saúde e ao bem-estar do colaborador. O CEO da T&N Seguros e Benefícios, empresa com mais de 15 anos de experiência no ramo de seguros e consultoria de benefícios, com sede em Blumenau/SC, Rodrigo Roberti, explica que estamos vivendo um momento de grandes mudanças no estilo de vida, e as empresas precisam acompanhar este ritmo e incluir em seus planejamentos benefícios voltados para a saúde.

Um estudo recente, feito por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Universidade de Harvard, nos EUA, mostra que um terço de todas as mortes por câncer registradas anualmente entre os brasileiros poderiam ter sido evitadas com a adoção de hábitos saudáveis.“Este dado é alarmante, e nós, como CEO’s de empresas, precisamos inserir esta nova cultura dentro das organizações, trazendo para dentro da empresa benefícios que diminuam estes riscos aos colaboradores”, diz Roberti.

Além disso, o aumento da taxa de obesidade no Brasil passou de 11,8% para 19,8% da população entre 2006 e 2018, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, divulgada neste ano pelo Ministério da Saúde. “Este é mais um motivo para revermos os conceitos de benefícios. Mudar a cultura organizacional de uma empresa não é fácil, porém, é necessário. E todos ganham, porque colaboradores engajados e motivados aumentam a produtividade”, observa.

Plano de benefícios
Apenas o salário não é um diferencial competitivo dentro das empresas. Os colaboradores devem se sentir úteis e parte da organização. Uma forma de estabelecer uma nova cultura organizacional é a implantação de um plano de benefícios.“Um plano de benefícios bem estruturado traz inúmeras vantagens, e estabelece uma conexão com os colaboradores. Eles entendem que a empresa se preocupa com eles e com os seus hábitos. Além disso, é possível utilizar a tecnologia como aliada”, explica o CEO.
 
Ferramenta auxilia no bem-estar corporativo
Uma ferramenta que pode auxiliar os empreendedores que estão pensando em implantar um plano de benefícios no próximo ano, é a Gogood, uma plataforma focada na melhoria de Employer Branding e cultura empresarial, que ajuda na atração e retenção de talentos.
Segundo Roberti, o aplicativo promove mais de 50 hábitos saudáveis nas principais dimensões de bem-estar: fitness, alimentação, sono e stress, capturando os dados através de integrações. O aplicativo é totalmente personalizado para cada colaborador. Com ele, é possível criar engajamento entre os funcionários, aplicando jogos entre times, com premiação, rankings, dashboards e muitas outras funcionalidades divertidas e engajantes para criar comunidades saudáveis.

“Independentemente do tamanho das empresas, a qualidade de vida é um fator fundamental para o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, da organização”, aponta Roberti.













Dezembro Roxo