Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Um ano após a alta: como estão as gêmeas que nasceram com 48h de diferença

Gabriela e Camila vieram ao mundo com apenas 24 semanas e passaram 119 dias na UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR); em 05 de outubro, a família comemora um ano da alta


Um ano após a alta: como estão as gêmeas que nasceram com 48h de diferença

Em junho do ano passado, a equipe da maternidade do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), acompanhou uma história linda, porém um tanto fora do comum. As gêmeas Gabriela e Camila nasceram prematuras de 24 semanas e com 48 horas de diferença. A primeira irmã veio ao mundo por parto normal, com apenas 29 cm e 600 g. A segunda bebê nasceu por cesárea com 30,5 cm e 650 g. Como ambas chegaram bem antes das 40 semanas, período de gestação considerado normal, precisaram ficar na UTI Neonatal recebendo o acompanhamento médico necessário para garantir um bom desenvolvimento. Depois de 119 dias de cuidados, a notícia que mais alegrou a família: era hora da alta e então as meninas puderam, finalmente, ir para casa com os pais, Roberta Minas e Dinival de Liz Branco, que aguardavam ansiosos por este momento.

 

Desde então, a família comemorou muitas datas especiais, como o primeiro Natal, o batizado e o aniversário de um aninho das meninas que foram tão esperadas. “Foram três dias de festa. Fizemos um bolinho no dia 07 de junho para a Gabriela. A festa oficial aconteceu no dia 08 de junho, e tivemos mais um bolinho no dia 09 de junho para a Camila”, contou Roberta. Este sábado (05/10) marca mais uma data importante: o primeiro ano da alta hospitalar das meninas. “É mais uma comemoração, um segundo aniversário cheio de significados e a data de uma vitória para nós que, junto com os médicos, lutamos dia após dia para garantir o bem-estar delas”, disse a mãe.

 

                Após a saída do hospital, as meninas seguiram com o acompanhamento médico tradicional para o primeiro ano de vida. “Elas se desenvolveram super bem. Por recomendação do neuropediatra, precisaram fazer fisioterapia para estimular a coordenação motora, mas a prematuridade, no meu ponto de vista, não afetou em nada o desenvolvimento normal delas”, contou Roberta. “Esse primeiro ano foi tranquilo. Com força e fé, todas as dificuldades passam e realmente temos muito o que comemorar”, completou a mãe.

 

Caso raro

                Uma gestação normal tem duração de aproximadamente 40 semanas. Quando o bebê nasce antes das 37 semanas, é considerado prematuro e, em geral, demanda cuidados especiais em UTI Neonatal. "No caso dos gêmeos, é comum, apesar de não ser uma regra, que a hora do parto chegue mais cedo e os bebês nasçam antes do final da gestação", explica o ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz, Dr. Diego Esteves dos Santos. Isso ocorre porque a gravidez gemelar é considerada de alto risco e apresenta mais chances de complicações.

 

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login