Seja bem vindo
Curitiba,16/04/2024

  • A +
  • A -

Mercado de saneamento básico entra na mira do setor privado

R$25 bi é o montante a ser investido nos próximos anos no Brasil pelo Governo Federal, o que movimentará os negócios de empresas de infraestrutura, como as que vendem painéis elétricos para estações de tratamento


Mercado de saneamento básico entra na mira do setor privado

Com um montante de 25 bilhões de reais a serem investidos pelo governo federal em obras de saneamento básico em todo o Brasil, este mercado tem entrado na mira do setor privado.

Pensando em expandir os negócios, empreiteiras e demais empresas que possuem produtos destinados aos processos de tratamento de água e esgoto têm focado suas produções para este setor. Este é o caso da Engerey, empresa curitibana que produz e comercializa vários tipos de painéis elétricos, dentre eles os painéis de saneamento, essenciais para as companhias.

Os painéis elétricos são utilizados, na maioria das vezes, para o acionamento e controle dos processos de automação em estações de tratamento — tanto de água quanto de esgoto. Um exemplo é o painel com o Booster, que controla a pressão das redes de modo automático, elimina vazamentos e economiza energia.

“Queremos acelerar a produção dos painéis de saneamento, pois notamos que o mercado de saneamento está favorável”, afirma Fábio Amaral, Engenheiro Eletricista e Diretor da Engerey Painéis Elétricos.

Desde 2002, a Engerey participa de obras de insfraestrutura, oferecendo painéis elétricos de distribuição e de tomadas, por exemplo. Contudo, neste ano vem buscando ampliar sua participação em alguns mercados específicos, principalmente os que vêm recebendo investimentos do governo federal e visam atender a grande necessidade que há no país. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, havia 57 milhões de residências sem acesso à rede de esgoto no país e 24 milhões sem água encanada.

Para atender ao mercado de saneamento, a Engerey remodelou sua abordagem comercial e tem buscado oferecer ao setor painéis elétricos inovadores e que atendam às necessidades da nova era tecnológica, como os painéis inteligentes que possuem acesso à internet.

“Também buscamos credenciamento para fornecer painéis para a Sanepar e para outras empresas do setor, o que agrega uma vantagem competitiva ao nosso negócio”, conta Amaral.

O Paraná é um dos estados que estão na mira da empresa curitibana, não somente pela localidade, mas pelo montante que será investido nos próximos cinco anos no setor: 7,1 bilhões.

A principal área a ser atendida no Paraná será a de tratamento de esgoto em cidades de pequeno e médio porte. Com o investimento, a Sanepar trabalha para atingir a meta da universalização em todo o Estado, visto o último levantamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil, que revelou que todas as 345 cidades atendidas pela companhia no Paraná têm 100% da população urbana abastecida com água potável; mas, apenas 72,8% dos moradores têm acesso à rede coletora de esgoto, por isso o déficit de 27,2% será um dos principais focos do investimento.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login