Entenda o trabalho da Polícia Militar

A Polícia Militar tem como principal função o cuidado e a prevenção

Por Assessoria 26/09/2019 - 13:34 hs

O principal papel da Polícia Militar é o patrulhamento ostensivo. Por isso, os policiais militares andam fardados – para que sejam facilmente identificados e abordados por quem necessita de auxílio.


Mas, no dia a dia, a função da PM vai além de patrulhar, desempenhando atribuições que influenciam, de forma direta ou indireta, o cotidiano das pessoas. Entre essas atribuições está a orientação e atuação em conjunto com todos os segmentos da sociedade, visando diminuir conflitos e aumentar a sensação de segurança.


Para facilitar o entendimento, vale comparar a atuação da Polícia Militar com a da Polícia Civil. Enquanto a Polícia Militar é responsável por cuidar do que está acontecendo ou do que acabou de acontecer, a Polícia Civil irá cuidar do que já aconteceu e requer investigação. Basicamente, enquanto uma cuida e previne, a outra deve investigar o que já foi feito.


Como se tornar policial militar


Para se tornar policial militar, é necessário fazer um curso, que tem duração média de um ano. Ele é de tempo integral, com horários específicos e rígidos, com algumas disciplinas lecionadas por policiais e algumas por professores de outras áreas. O curso é composto por 50% de aulas teóricas e 50% por aulas práticas.


Para ingressar nessa carreira, é necessário também fazer um concurso – como o Concurso PM SP, que acontecerá neste ano e oferece 2.700 vagas para o cargo de Soldado de 2ª Classe do Quadro de Praças.


As provas serão aplicadas ainda este ano, possivelmente no dia 24 de novembro. Isso permite que os candidatos ainda tenham algum tempo para revisar conteúdos ou fazer cursos intensivos, para terem um desempenho melhor. Além da prova teórica, o candidato deverá realizar uma prova de aptidão física, portanto, é importante seguir uma rotina de exercícios.