Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Araucária: Mulheres com gravidez de risco recebem acompanhamento específico no Centro de Saúde da Mulher e do Idoso


Araucária: Mulheres com gravidez de risco recebem acompanhamento específico no Centro de Saúde da Mulher e do Idoso foto: divulgação/Saúde.

Gestação de risco é aquela que a vida ou a saúde da mãe ou do feto estão em risco. O acompanhamento pré-natal de mulheres diagnosticadas com uma gravidez de risco em Araucária conta com o Centro de Saúde da Mulher e do Idoso (CSMI). Assim que a gestante, atendida em uma unidade básica de saúde, recebe o diagnóstico de uma gravidez de alto risco ela é encaminhada para consultas e ecografias periódicas que poderão ser realizadas no CSMI. Atualmente 170 gestantes realizam o acompanhamento pré-natal de alto risco. Do início deste ano até o mês de agosto 470 gestantes foram encaminhadas para atendimento no CSMI.

"Os fatores que podem ser considerados de risco em uma gestação podem afetar tanto a saúde da mãe, quanto a do bebê, dentre eles podemos destacar a hipertensão arterial, diabetes, mal passado obstetrícia, trombofilia, HIV, sífilis, toxoplasmose, gemelaridade, obesidade, asma, depressão, cirurgia bariátrica, plaquetopenia e uso de drogas", informou Karina Ueko Isobe, coordenadora do Centro de Saúde da Mulher e do Idoso. A idade da gestante abaixo de 15 e acima de 40 anos também pode ser outro fator de alto risco. Há ainda outros riscos como o das mulheres que sofreram abortos ou que adquiriram doenças infectocontagiosas ou autoimunes durante a presente gestação.

Por esses e outros fatores é fundamental que a gestante procure uma unidade básica de saúde para realizar o pré-natal adequado e garantir uma gestação saudável e sem riscos para ambos: mãe e bebê. As equipes estão preparadas para encaminhar para o serviço especializado dos profissionais de saúde do CSMI, que irá avaliar as condições materno fetais, sem perder o vínculo com o Posto de Saúde. "Às vezes um detalhe verificado no atendimento ganha uma semana, uma vida, onde até mesmo o bebê deixe de necessitar de um internamento na UTI. Que as futuras mamães não tenham medo do acompanhamento de alto risco. Todo pré-natal é um zelo a mais, um olhar mais cuidadoso para a gestante e a família", orientou Márcia Cristina Mantovani, ginecologista e obstetra que atende no CSMI.

Para mais informações, o CSMI fica na Rua Dr. Guilherme da Motta Correa, n°55 - Centro. Telefone: (41)3614-1634.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login