Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Cresce a aceitabilidade da merenda escolar nas escolas da zona rura l

As nutricionistas Gina Hammerschmidt e Cristianne Miazaka comemoram resultados positivos, ratificado pelo Conselho de Segurança Alimentar


Cresce a aceitabilidade da merenda escolar nas escolas da zona rura l

O Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Educação realiza periodicamente acompanhamento e monitoramento da aceitabilidade dos alunos à merenda que é servida nas escolas do perímetro urbano e rural do município.

A alimentação escolar deve atender às necessidades nutricionais dos alunos e suas preferências alimentares são avaliadas constantemente. Os índices de adesão e aceitação vêm evoluindo, demonstrando o sucesso na elaboração dos cardápios aliado a dedicação das cozinheiras.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Gina Hammerschmidt, responsável pela alimentação escolar, explica que “a partir do fornecimento de uma merenda nutritiva e de qualidade, colaboramos automaticamente para a formação nutricional dos alunos de acordo com suas necessidades. Coordenar o diagnóstico e o monitoramento do perfil nutricional dos estudantes é fundamental”.

Ela lembra também que é preciso estar atendo aos padrões de alimentação, que estão mudando rapidamente. É cada vez mais comum encontrarmos quadros de intolerância alimentares como obesidade, diabetes, doença celíaca e intolerância a lactose em alunos. Isso reforça a necessidade de elaborar cardápios nutritivos e balanceados, implantando uma cultura alimentar mais adequada.

Escola Martin Afonso de Souza

“Aqui na nossa escola, os alunos preferem uma alimentação salgada, reforçada, é o que eles gostam mais”, explica a Diretora Lilian Aguiar da Escola Martin Afonso, na Comunidade do Feixo. A instituição atende a 138 alunos nos dois turnos e o cardápio fica visível no refeitório para conhecimento das crianças.

Escola Padre Feijó

Na Escola Padre Feijó, os 124 alunos também recebem uma alimentação saudável e nutritiva. A Diretora Silvana Schuster destaca que além dos cuidados com a aceitação da merenda, a escola preza por valores como evitar desperdícios “aqui as cozinheiras Zélia e Marcia preparam o alimento com muito carinho e a merenda é oferecida a vontade aos alunos”.

A aluna do 5º ano B, Poliana Colaço confirma a informação “a alimentação é balanceada e diferenciada, gosto muito. Eu como bastante, acabo comendo mais aqui do que em casa”. Ela lembra que dependendo do apetite, chega a repetir duas, três vezes a merenda.

Aceitabilidade

“Quando queremos introduzir um novo alimento, realizamos o teste de aceitabilidade. Também fazemos visitas nas escolas para verificar a aceitação da merenda que deve respeitar a cultura local. Nosso cardápio é rico em vitaminas, minerais e fibras”, explica Gina.

O Departamento de Segurança Alimentar atua também em casos específicos como alunos com alguma restrição alimentar, que recebem a merenda diferenciada.

Os avanços acontecem também nas estruturas físicas das cozinhas e refeitórios. Recentemente foram adquiridos novos utensílios para todas as escolas e CMEIs municipais.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login