Dia do Profissional de Educação Física tem programação especial em Londrina

Segunda maior cidade paranaense em número de profissionais registrados, Londrina sediará homenagens a profissionais na Câmara de Vereadores e também cursos de capacitação gratuitos promovidos pelo CREF9/PR

Por Assessoria 28/08/2019 - 15:52 hs

No domingo, dia 1º de setembro, é celebrado o Dia do Profissional de Educação Física. Na data também se comemoram os 21 anos da regulamentação da profissão, através da promulgação da Lei 9.696/98. Para marcar as celebrações, o Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região do Paraná (CREF9/PR) promoverá atividades na cidade de Londrina, interior do Estado. Cursos gratuitos de capacitação e uma solenidade de homenagem na Câmara de Vereadores fazem parte das ações que visam fortalecer a imagem dos profissionais.

Segundo o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, Londrina foi escolhida para centralizar as atividades do Dia do Profissional de Educação Física por ser a segunda maior cidade do Estado em número de registros profissionais. “A data é importante para celebrar conquistas importantes ao longo destes 21 anos de regulamentação da profissão e também para questionar onde estamos e aonde podemos chegar”, disse Branco.

Para o presidente do Conselho, o profissional ainda vem sendo subutilizado e faltam políticas públicas na área da Educação Física. “O profissional de Educação Física é habilitado para promover a saúde através da prescrição de qualidade e de segurança dentro da prática do exercício físico. Mas ainda precisamos avançar na questão da capacitação, explorar o esporte como um indutor de receita e, principalmente, entender a importância deste profissional no controle e redução de doenças crônicas não transmissíveis”, pontuou.

Homenagem na Câmara de Vereadores
No dia 28 (quarta-feira), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Londrina, o CREF9/PR vai homenagear 21 profissionais com a Medalha Comemorativa dos 15 anos. Entre os homenageados há jornalistas, professores, vereadores e também treinadores esportivos, como Elisabeth Bueno Laffranchi, uma das responsáveis por impulsionar a Ginástica Rítmica no país, o professor Dartagnan Pinto Guedes, escritor, cientista, doutor em Educação Física e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Relacionada à Saúde, e Fernando Madureira, diretor Presidente da Fundação de Esportes de Londrina e ex-técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo.

A lista de homenageados tem ainda a ex-atleta Dayane Camillo Da Silva, Vereador Tio Douglas, Vereador Amauri Cardoso, Vereador Jairo Tamura, Professor Marival Mazzio, Vereador Felipe Prochet, Professor Otoniel Chueire, Jornalista Isnard Cordeiro, Jornalista Flávio Campos, Jornalista Camilo Darci Machado Musetti, Professor Wilton Santana, Professor Antônio Carlos Gomes, Professor Ângelo Toshiyuki Takahara, Professor João Borges, Professor Oscar Amauri Erichsen, Professor Percy Oncken, Gilberto Miranda e Ricardo França.

Cursos de Capacitação para Profissionais
No dia 31 (sábado), o CREF9/PR promove cursos de capacitação voltada aos profissionais de Educação Física. Serão três opções de cursos intensivos, ministrados por profissionais considerados referência em suas áreas. As atividades acontecem das 8h às 12h, e das 13h às 17h, nas dependências do Colégio Estadual Vicente Rijo.

Os cursos são sobre Basquete, ministrado por Bruno Lopes  (CREF 011897-G/PR), técnico do time masculino do Londrina Unicesumar Basketball e coordenador das categorias de base. Lopes foi técnico da seleção Paranaense de Base entre 2008/2015, sagrou-se campeão Brasileiro de Seleções sub 15 em 2015, ano em que também foi assistente técnico da Seleção Brasileira categoria sub 17.

Autor do livro “Fisiculturismo: um esporte para poucos”, Luciano Rodrigues (CREF 005664-G/PR) foi o convidado do CREF9/PR para ministrar o curso sobre Fisioculturismo e Técnicas de Treino. Campeão Paranaense, o palestrante também é árbitro internacional e coordenador de pós-graduação da UniDomBosco dedicada ao esporte, que vem  crescendo em número de adeptos no Brasil.

Destinado aos profissionais que atuam ou desejam atuar com desporto para portadores de deficiências, o curso Educação Física, Desporto e Atividades Adaptadas será ministrado por Eliana Patrícia (CREF 003058-G/PR). Fundadora e professora no Projeto Ampliar, que busca através da prática da natação adaptada o desenvolvimento integral de crianças e adultos com deficiência intelectual e física, Eliana foi ganhadora do Troféu Mário Petrelli 2018 na categoria Melhor Educador Universitário.













Dezembro Roxo