Seja bem vindo
Curitiba,16/04/2024

  • A +
  • A -

Fiep se mobiliza contra transferência da superintendência da Receita Federal

Junto com outras entidades do setor produtivo, Federação das Indústrias pede que administração da 5ª Região Fiscal, que seria em Porto Alegre, fique em Curitiba

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e entidades do G7, grupo que representa o setor produtivo paranaense, estão se mobilizando para que a sede da 5ª Região Fiscal, criada após uma reestruturação administrativa feita pela Receita Federal, fique em Curitiba. As entidades, que no mês passado já entregaram um ofício com a solicitação à Secretária Especial da Receita, em Brasília, agora estão fazendo um apelo para que deputados estaduais, federais e senadores paranaenses também intercedam junto ao governo federal.

Atualmente, a Receita conta com dez superintendências regionais espalhadas por todo o Brasil. Duas delas estão no Sul: a 9ª Região Fiscal, com sede em Curitiba e responsável por Paraná e Santa Catarina; e a 10ª, em Porto Alegre, que atende o Rio Grande do Sul. Com a reestruturação, serão apenas cinco superintendências no país, sendo que a 5ª Região Fiscal, abrangendo os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, teria sede na capital gaúcha.

“Entendemos que, por sua posição geográfica, pela relevância da área de abrangência atendida e, principalmente, pela eficiência do trabalho realizado pela superintendência de Curitiba nos últimos anos, é justo que a sede da 5ª Região Fiscal permaneça na capital paranaense”, afirma o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Entre as ações da superintendência que as entidades apontam como importantes – e que temem ser enfraquecidas com a mudança, causando impactos negativos para o setor produtivo – estão as operações de combate ao contrabando e evasão fiscal na região de fronteira e nos portos. Justamente Paraná e Santa Catarina concentram os maiores volumes de importações e exportações da região, principalmente pelos portos de Paranaguá, São Francisco do Sul, Itajaí e Imbituba, e pelo maior porto seco da América Latina, em Foz do Iguaçu.

Também é destacada a forte colaboração da atual 9ª Região Fiscal em investigações contra a corrupção e a sonegação fiscal, incluindo a operação Lava Jato. Além disso, como já existe uma estrutura de superintendência existente no Paraná, as entidades questionam que mudanças como a proposta podem inclusive acarretar em custos extras para os cofres públicos.

“A atuação da Receita é fundamental para garantir um ambiente de igualdade de concorrência para o setor produtivo. Não podemos correr o risco de que esse trabalho seja enfraquecido por mudanças que não obedeçam a critérios técnicos”, afirma Campagnolo. Nesta quinta-feira (22), o presidente da Fiep enviou mensagens a todos os deputados estaduais e federais paranaenses, além dos senadores, pedindo que, junto com parlamentares dos outros estados afetados, também se mobilizem contra a alteração da sede da superintendência.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login