Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Araucária é o 1º município da região a contar com um "Escritório de Compras" para capacitar empreendedores em vendas para o poder público


Araucária é o 1º município da região a contar com um

Araucária já conta com um 'Escritório de Compras' que funciona no Espaço do Empreendedor. Com isso, os empreendedores de Araucária passam a contar com um apoio ainda maior para que empreendedores locais estejam melhor capacitados para participar das licitações do poder público local e de outras cidades brasileiras. Esse apoio da Prefeitura é gratuito e busca capacitar, aumentar a competitividade dos empreendedores locais e ampliar possibilidades de negócios para estimular cada vez mais a geração de renda no município. A ação integra as estratégias de apoio aos pequenos negócios previstas no Programa Avançaraucária.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Finanças (SMFI), cerca de 80% das licitações em Araucária são voltadas pequenas empresas; mas a grande maioria das vencedoras são pequenas empresas de outros locais. A ação do "Escritório de Compras", que conta com suporte do Sebrae Paraná, pretende mudar essa realidade.
Por meio das informações registradas no Portal de Compras Leste (portal que aproxima empresários e instituições públicas - Prefeituras e Câmaras Municipais - de 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral) será possível informar as empresas locais sobre a abertura de concorrências públicas, além de enviar os editais dessas concorrências. Os empreendedores que já participam de concorrências públicas da Prefeitura de Araucária, mas que, por ventura, sejam desclassificados por alguma falha durante o processo serão orientados a buscar o apoio do Escritório de Compras.
Nos últimos anos, a Prefeitura conseguiu retomar a confiança dos fornecedores e tem cumprido plenamente seus prazos de pagamentos. Agora, o foco é fazer com que empresas locais estejam melhores capacitadas para conseguir fechar negócios no município e fora dele. Empresas mais competitivas são importantes instrumentos para o desenvolvimento do município.
Formação - Para microempreendedores individuais (MEIs) o apoio pode ser também com oficinas para orientar sobre legislação, documentação e participação nas concorrências. No caso dos microempresários e empresas de pequeno porte, há cursos contratados pela Prefeitura também para orientar sobre como participar das concorrências públicas e questões específicas de empresas desse porte. É importante destacar que esse tipo de apoio também se estende a produtores rurais.
São parceiros do Escritório de Compras de Araucária a Fecomércio, Faciap, Fopeme, Assomec, Pró-Metrópole e Cacileste. O Espaço do Empreendedor de Araucária/ Escritório de Compras fica à rua Pedro Druszcz, nº 111, Centro, dentro do Paço Municipal. Mais informações: (41)3614-1559.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login