Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Direitos de crianças e adolescentes são fortalecidos em Rio Branco do Sul

Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) entrega para o município materiais de apoio para ações educativas e de prevenção à violência sexual


Direitos de crianças e adolescentes são fortalecidos em Rio Branco do Sul

O Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), desenvolvido em conjunto com a Prefeitura de Rio Branco do Sul, entregou na manhã desta quarta-feira (8) materiais de apoio para profissionais da Rede de Proteção Social do município, localizado na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

 

Estiveram presentes no evento de entrega, realizado no Polo Universitário de Rio Branco do Sul, o secretário de Assistência Social de Rio Branco do Sul, Orlei Parodi, a consultora de Transformação Social da Votorantim Cimentos, Fernanda Ramos, além de representantes das áreas de saúde, educação, segurança e assistência social do município que fazem para dessa rede de proteção.

 

Na oportunidade foram recebidos Cartilhas de Oficinas Educativas para Crianças (6 a 10 anos), para Adolescentes (11 a 18 anos) e DVD’s sobre o tema. O objetivo é que os recursos sejam utilizados em ações educativas e de prevenção à violência sexual nas escolas, no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e em outros espaços que atendam crianças e adolescentes do município.

 

Segundo consultora de Transformação Social da Votorantim Cimentos, Fernanda Ramos, é um dever da sociedade proteger a criança. “Para atingirmos este objetivo, é necessário dominar o assunto e seguir as diretrizes de atendimento às crianças em situações de vulnerabilidade. A formação para estes agentes é fundamental para a compreensão sobre a importância do cuidado e da proteção, afirma. 

 

Neste ano, a escolha do tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes” foi resultado de um processo de consulta aos gestores públicos e atores da Rede de Proteção Social, bem como do levantamento de dados sobre a situação da infância e da adolescência em Rio Branco do Sul.

 

A Rede de Proteção da Infância e Adolescência de Rio Branco do Sul foi criada para trocar informações e experiências entre os agentes que atuam no sistema de garantia de direitos. É formada por colaboradores da Casa Lar, agentes do Conselho Tutelar, Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, Conselhos municipais, Segurança Pública e Promotoria.

 

Sobre o Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA)

O programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.  Amparado na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990, o programa atua com crianças e adolescentes com direitos violados ou em situação de vulnerabilidade, através da qualificação das estratégias de prevenção e atendimento promovidas pelos atores-chave da Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos dos municípios onde a Votorantim Cimentos tem operação.

 

Em Rio Branco do Sul ele acontece na modalidade Rede de Proteção - Atuação estruturante e multidisciplinar a nível municipal, com efeitos de médio e longo prazo, que contribui para a melhoria da estratégia municipal de prevenção e atendimento às crianças e adolescentes.

 

Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 12,6 bilhões em 2018. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, diversidade, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar. Mais informações emwww.votorantimcimentos.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login