Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Araucária: Operação Inverno atende a pessoas em situação de rua neste período de frio mais intenso


Araucária: Operação Inverno atende a pessoas em situação de rua neste período de frio mais intenso

Uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária (SMAS) está atendendo a pessoas em situação de rua no município. Neste período de frio mais intenso, o trabalho visa dar o apoio a pessoas que aceitem sair das ruas no período da noite visando evitar hipotermia e até mortes. No momento, 25 pessoas estão sendo atendidas nesta operação. Uma equipe da SMAS tem realizado abordagens nas ruas para conversar com essas pessoas e convencê-las a contar com o apoio disponibilizado na Casa da Cidadania, um espaço voltado a atender pessoas em situação de rua. Além de cama, banho, roupa e comida para enfrentar as noites frias, a equipe desenvolve um trabalho de levantamento de informações sobre essas pessoas.

Segundo a equipe da SMAS, esta é a primeira vez que o município realiza uma ação desse tipo de apoio e tem sido uma oportunidade de ter acesso a pessoas que, até então, não eram atendidas pela secretaria. A Operação Inverno teve início em 10 de junho e deve se estender, provavelmente, até 10 de agosto. Em junho, ocorreram 238 pernoites na Casa da Cidadania; em julho (até 21/07) já foram contabilizadas 346 pernoites. Esse trabalho tem contado com o apoio de profissionais das secretarias Municipais de Segurança Pública (Guarda Municipal) e também de Saúde.

A continuidade da pernoite de cada uma das pessoas acolhidas depende da avaliação realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A permanência noturna dessas pessoas na Casa da Cidadania é uma oportunidade de conhecer melhor cada um deles (a grande maioria é homem) e de verificar que tipo de ação pode ser realizada para atender a outras demandas que surjam (como o retorno de vínculos familiares). Os que não aceitarem a oferta de acolhimento noturno durante este período podem receber um kit de higiene básica e cobertor.

O morador de Araucária pode indicar pessoas a serem abordadas pela equipe da SMAS visando oferecer o apoio. No período comercial é possível informar pelo telefone (41)3901-5224 (CREAS). A partir das 18 horas, o contato é o (41)3905-6061 (Casa da Cidadania). É importante destacar que os profissionais da SMAS que atuam na Operação Inverno são capacitados para realizar esse tipo de abordagem. Outro detalhe importante é que na abordagem à pessoa em situação de rua ocorre um convite; ninguém é levado para atendimento sem que seja a sua vontade.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login