Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Evento em Curitiba discute a legislação tributária do setor de TI


Evento em Curitiba discute a legislação tributária do setor de TI

Um evento reuniu empresários de Tecnologia da Informação em Curitiba para discutir as questões tributárias do setor e o que esperar da Reforma Tributária.

Intitulado Tech & Tax, o workshop é itinerante e foi promovido pela ROIT Consultoria e Contabilidade também em São Paulo, registrando a participação de mais de 100 empresários da área nas duas edições do evento. O enfoque foi dado a questionamentos frequentes em empresas de TI como “Qual regime tributário devo escolher no próximo ano?”, “Minha atividade é produto ou serviço?”, “Meus contratos com clientes têm cláusula de tributação?”, “O desenvolvimento de software está sendo ativado? Qual a melhor opção?”, entre tantos outros.

Também foram pontos de discussão o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital); a E-Financeira; tributos na importação de software; licenciamento de software; e o controle de desperdício tributário.

Segundo Lucas Ribeiro, sócio-diretor da ROIT e palestrante do evento, muitos empresários do segmento possuem dúvidas em questões jurídicas e contábeis e realizam suas obrigações legais de maneira incorreta, onerando desnecessariamente a empresa.

“Uma análise criteriosa das atividades desempenhadas, dos contratos firmados com clientes e fornecedores e a emissão das notas fiscais já pode fazer uma grande diferença e reduzir em até 50% a carga tributária de empresas do setor de TI. Em um dos casos que atendemos, uma empresa que pagava cerca de R$ 1,2 milhão em tributos reduziu esta carga em pouco mais de R$ 546 mil, após a correta aplicação das regras tributárias e benefícios fiscais. É muito importante que o empresário busque informação neste sentido, pois esta diferença pode representar os investimentos necessários para a empresa continuar crescendo, gerar empregos e, garantir avanços tecnológicos ao nosso país.”, disse Ribeiro.

Eduardo Filipe Mazzarolo Marques, diretor financeiro e estratégico da ICities, diz que eventos como esse são muito importantes, principalmente para quem está à frente do financeiro: “Gostei muito do formato, porque dá pra tirar várias dúvidas e entender um pouquinho mais como é que tudo funciona”. 

O consultor comercial da Ewave do Brasil, Rogério Borelli Filho, também esteve presente e destacou a relevância do encontro: “Recebemos muita informação a todo momento e não sabemos se é confiável. Por isso, é importante buscar informações seguras em eventos como esse. Tenho certeza que esses conhecimentos serão bastante produtivos para nós”, garantiu.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login