Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Prefeitura de Araucária vai abrir 480 vagas para castração gratuita de cães e gatos no Jardim Industrial


Prefeitura de Araucária vai abrir 480 vagas para castração gratuita de cães e gatos no Jardim Industrial Foto: Carlos Poly.

A próxima etapa do Programa "Castração Solidária" vai abrir 480 vagas para atender gratuitamente a cães e gatos de moradores da região do Jardim Industrial de 24 a 27 de julho. A confirmação dos selecionados ocorrerá por e-mail informado durante o cadastro online. No total, o programa deve atender a 3.200 animais de pessoas com renda de até três salários mínimo (com NIS) e também de protetoras de animais cadastradas junto à Prefeitura.
Para a realização da castração, os moradores se comprometem a levar animal até o local e hora agendados para a cirurgia. O morador também se responsabiliza pelo jejum do animal (procedimento necessário para a cirurgia), por acompanhar o animal no dia da cirurgia e também nos cuidados pós operatórios. A Prefeitura ressalta a importância do comprometimento dos donos em seguir todas as orientações fornecidas anteriormente para que as cirurgias sejam realizadas.
Na última etapa de castrações (em junho, no Parque Cachoeira), a Prefeitura realizou 562 castrações gratuitas de cães e gatos (de mais de 850 convocados) e houve 221 ausências; sem falar dos casos em que a triagem detectou que havia algum tipo de impedimento para a cirurgia (como obesidade). Quem receber a convocação por e-mail para levar o animal para a castração e sabe que não poderá ir no dia agendado deve avisar a equipe do programa pelo (41)3614-7480.

Cadastro - Os moradores interessados em castrar seu cão ou gato precisam fazer o cadastro via site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br - basta clicar no link de "Castração Solidária"). Podem ser castrados animais de 6 meses a 7 anos de idade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está oferecendo o suporte na sede da secretaria (Rua Ceará, nº 79 - Parque Cachoeira), das 8h30 às 11h30 para auxiliar as pessoas que não contam com acesso à internet para realizar o cadastro. É necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) e fornecer e-mail e número de telefone para contato. Essa documentação é a mesma solicitada para quem faz a solicitação online de casa, por exemplo. A pessoa que consta no cadastro precisa estar no dia agendado para assinar a autorização. Ela pode também designar alguém, por meio de procuração a ser feita previamente na sede da SMMA.
É importante destacar que há avaliação dos inscritos. O morador receberá e-mail de confirmação sobre a realização da castração. Durante a solicitação do serviço, o morador também tem acesso a um texto explicativo sobre cuidados e declara estar ciente de todos esses cuidados que deverá ter com o animal para a castração (pré e pós-cirurgia). As protetoras contam com um espaço no cadastro para declarar que são cadastradas junto à Prefeitura.
Entre as vantagens da castração em cães e gatos estão: a redução da agressividade, o combate à superpopulação, a prevenção ao câncer e o aumento do tempo de vida.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login