Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Técnicas de relaxamento contribuem para melhor concentração no trabalho

Empresa curitibana promove aulas de iôga e sessões de massagem para funcionários


Técnicas de relaxamento contribuem para melhor concentração no trabalho

Nas terças e quintas, em dois horários distintos (11h45 e 12h45), funcionários de uma empresa de Curitiba (PR) afastam as cadeiras da sala de eventos, vestem roupas confortáveis e lá se vão praticar Iôga.

As aulas duram 50 minutos ao som de música pop e trabalham corpo e mente, levando diversos benefícios aos praticantes.

“A Iôga fortalece o sistema imunológico, a musculatura, cura problemas de coluna e reeduca nossa respiração”, cita o professor K2.

Para os que ainda continuam tensos, uma boa massagem pode resolver o problema. Os funcionários têm acesso a sessões de massagem, que são oferecidos todos os dias da semana.

A iniciativa é da ROIT Consultoria e Contabilidade, que conta hoje com 100 colaboradores em sua sede em Curitiba. Segundo o sócio-diretor Lucas Ribeiro, o objetivo principal da empresa em aplicar as técnicas de relaxamento é proporcionar aos colaboradores uma maior qualidade de vida.

“Nosso dia a dia é atribulado e muitos não têm tempo de realizar uma atividade física, que sabemos ser vital para a nossa saúde. Pensando nisso, trouxemos estas atividades para dentro da empresa”, diz Lucas Ribeiro.

Maior qualidade de vida e também maior rendimento no trabalho. Muitos funcionários contam que a concentração e a produtividade aumentaram após o início das atividades.

“Pratico Iôga há três meses e fico mais relaxada após as aulas, além de voltar ao trabalho mais disposta. Consigo fazer as coisas com mais rapidez”, conta Camila Souza, gerente financeira da ROIT.

Segundo o professor, a Iôga quando aplicada no ambiente corporativo estimula a criatividade, leva ao equilíbrio emocional e administra o stress, deixando a mente mais ativa e produtiva. “Não é a toa que muitos executivos estão procurando o Iôga como ferramenta para expandir a sua mente e auxiliar no desenvolvimento cerebral. Faz-se mais em menos tempo. É a prática do momento no mundo corporativo”, afirma K2. “Sem contar que todos ficam mais unidos e felizes, pois a Iôga libera endorfina três vezes mais que outra atividade física qualquer”, conclui.

 

MASSAGEM MELHORA A DISPOSIÇÃO E A CONCENTRAÇÃO

A massagem também tem seus benefícios em evidência e está sendo cada vez mais utilizada no mundo corporativo nos tempos atuais. Um famoso estudo chamado “Better than a coffee break” comparou dois grupos dentro de uma empresa. Um grupo, de 26 funcionários, recebeu 15 minutos de massagem 2 vezes por semana, enquanto outro grupo, de 24 funcionários, não recebeu massagem e foi submetido a uma técnica indutiva de relaxamento apenas fechando os olhos.

 O grupo dos funcionários que foram massageados passou a resolver problemas matemáticos em metade do tempo habitual, além de apresentar um índice de erros duas vezes menor. No grupo que recebeu apenas a técnica de indução ao relaxamento não houve relato de melhora.

Ambos os grupos tiveram as ondas cerebrais alfa e beta medidas. Foi observado que as pessoas do grupo que recebeu massagem tinham um poder de concentração maior. Elas demonstraram também redução do nível de estresse e maior disposição, ao contrário do outro grupo, que não apresentou qualquer melhora.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login