Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Após trabalho de mobilização de empresários, Araucária institui seu Conselho de Desenvolvimento Econômico


Após trabalho de mobilização de empresários, Araucária institui seu Conselho de Desenvolvimento Econômico

A lei n° 3.484, de 13 de junho de 2019, instituiu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araucária. Mas, ao contrário de muitas situações, a instituição deste conselho foi o resultado de um grande trabalho de mobilização de diferentes setores econômicos do município dentro da proposta do "Avançaraucária", uma ação realizada com sucesso pela Prefeitura, Aciaa, Aeciar e Sebrae Paraná. A posse da primeira diretoria do conselho será em um grande evento preparado para julho, em data e local a serem divulgados em breve.
Conforme a lei citada, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araucária terá caráter deliberativo e consultivo "para elaborar e monitorar o planejamento estratégico, formular e fazer executar as políticas, programas e projetos voltados ao desenvolvimento econômico sustentável do Município".
Entre as suas atribuições estão: promover a mobilização e a articulação entre a sociedade civil organizada, os poderes públicos constituídos, as instituições de ensino e a iniciativa privada; firmar convênios, acordos, termos de cooperação, ajustes e contratos, além de promover o intercâmbio permanente com outros municípios, estados e federação, organismo nacionais, internacionais e instituições de qualquer natureza, que possam contribuir com a formulação, aperfeiçoamento e implementação das diretrizes estratégicas do município de Araucária; formular, aperfeiçoar, manter atualizado e apoiar a implementação de planos estratégicos de médio e longo prazos para o município de Araucária; promover fóruns, seminários ou encontros técnicos, visando compreender as demandas da sociedade civil organizada, do poder público e da iniciativa privada e sobre temas relacionados ao desenvolvimento econômico do município de Araucária; apoiar a divulgação das empresas e produtos de Araucária, objetivando a abertura e conquista de novos mercados; disseminar a importância estratégica da qualidade da educação e do conhecimento, fomentando toda e qualquer iniciativa que possa contribuir para tal objetivo.

Pensar o desenvolvimento - Por diversas vezes, o "Avançaraucária" vem mobilizando diversos setores de Araucária para planejar as diretrizes para o desenvolvimento do município pensando nas próximas décadas; um planejamento que vai muito além de um planejamento de governos. Com a oficina de Planejamento Estratégico, por exemplo, os participantes tiveram a oportunidade de diálogo e debateram sobre os pontos que podem impulsionar o desenvolvimento do município de Araucária.
O trabalho de mobilização de empresários teve início com mais de 70 entrevistas individuais com lideranças de diversos segmentos da sociedade local. O nome, slogan e logo do trabalho que vem sendo realizado no município ("Avançaraucária") foram definidos a partir de um concurso cultural com alunos do 5º ano de escolas públicas e privadas do município.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login