Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Como Se Acalmar Numa Crise de Ansiedade


Como Se Acalmar Numa Crise de Ansiedade

Ansiedade ganhou a fama de mal do século. Muitos de nós sofremos de constantes ataques de ansiedade. A ansiedade vai e volta.

Existem diferentes níveis de ansiedade. Alguns casos em que se manifestam de maneira muita intensa e constante de forma que requerem inclusive tratamento médico e psicológico.

Não pretendo abordar aqui esse nível mais sério de distúrbio de ansiedade. Se for esse o seu caso, o melhor é procurar ajuda especializada.

Quero falar aqui sobre a ansiedade normal que acontece na vida de todas as pessoas e com a qual muitas vezes nos trazem dificuldades.

Nesses casos podemos tomar algumas atitudes específicas que podem contribuir para lidarmos melhor com a situação.

Em primeiro lugar é importante observar quando a crise de ansiedade se estabelece.

Alguns dos sintomas físicos da ansiedade mais comuns são pressão no peito, tensão nos músculos do corpo, suor, sensação generalizada de desconforto.

Mas o que causa a ansiedade?

A raiz da ansiedade está nos nossos pensamentos. Geralmente é fruto de um medo do futuro. Um medo de dar errado.

Começamos a pensar que algo não vai sair de acordo com o resultado que projetamos como sendo o desejado e então começa a surgir uma ansiedade.

Por exemplo, vamos dizer que você tenha feito algo que deu errado no trabalho. Então começa a projetar que o seu chefe vai lhe chamar e demiti-lo.

No momento que isso passa pela cabeça surge uma ansiedade derivada do medo que isso aconteça. Você começa a pensar que vai ficar sem dinheiro para pagar as contas e que a sua família vai passar necessidades entre outras coisas.

Quanto mais catastrófica for a situação imaginada, maior o nível de ansiedade que você vai criando.

Outro momento você é convocado para dar uma apresentação em público. Falar em frente a um grande número de pessoas é uma das coisas que causa bastante ansiedade às pessoas.

Vêm aquele medo: “E seu eu esquecer do que era para falar?”; “E se não gostarem do que eu disser?”; “E se fizerem perguntas que não sei responder?”. Novamente começa a bater a ansiedade.

Acontece também quando você resolve fazer grandes mudanças de vida e sair da sua zona de conforto. De repente você decide seguir uma nova carreira.

Mudar de emprego. Mudar de cidade. Mudanças grandes como essas geram muita ansiedade. Surgem pensamentos: “E se não der certo como vai ser?”.

Pode acontecer nos relacionamentos. Tanto nos relacionamentos do trabalho como pessoais. A ansiedade surgir quando você precisa se reunir com uma pessoa importante que não conhece.

Ou quando você resolve terminar o relacionamento atual. Surgem pensamentos: “Como será minha vida de solteiro(a)?”. Então surge novamente a ansiedade em função da insegurança do que traz o futuro.

Esses são apenas alguns poucos exemplos de momentos que ansiedade surge e atrapalha nossa vida. Certamente você pode lembrar de muitos outros exemplos que se apliquem melhor a sua realidade.

O que fazer para controlar a ansiedade?

Separei aqui algumas dicas de como se acalmar numa crise de ansiedade para ajudar você nessas horas.

Veja no evolucaopessoal.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login