Como Se Acalmar Numa Crise de Ansiedade

Por evolucaopessoal.com.br 24/05/2019 - 09:36 hs

Ansiedade ganhou a fama de mal do século. Muitos de nós sofremos de constantes ataques de ansiedade. A ansiedade vai e volta.

Existem diferentes níveis de ansiedade. Alguns casos em que se manifestam de maneira muita intensa e constante de forma que requerem inclusive tratamento médico e psicológico.

Não pretendo abordar aqui esse nível mais sério de distúrbio de ansiedade. Se for esse o seu caso, o melhor é procurar ajuda especializada.

Quero falar aqui sobre a ansiedade normal que acontece na vida de todas as pessoas e com a qual muitas vezes nos trazem dificuldades.

Nesses casos podemos tomar algumas atitudes específicas que podem contribuir para lidarmos melhor com a situação.

Em primeiro lugar é importante observar quando a crise de ansiedade se estabelece.

Alguns dos sintomas físicos da ansiedade mais comuns são pressão no peito, tensão nos músculos do corpo, suor, sensação generalizada de desconforto.

Mas o que causa a ansiedade?

A raiz da ansiedade está nos nossos pensamentos. Geralmente é fruto de um medo do futuro. Um medo de dar errado.

Começamos a pensar que algo não vai sair de acordo com o resultado que projetamos como sendo o desejado e então começa a surgir uma ansiedade.

Por exemplo, vamos dizer que você tenha feito algo que deu errado no trabalho. Então começa a projetar que o seu chefe vai lhe chamar e demiti-lo.

No momento que isso passa pela cabeça surge uma ansiedade derivada do medo que isso aconteça. Você começa a pensar que vai ficar sem dinheiro para pagar as contas e que a sua família vai passar necessidades entre outras coisas.

Quanto mais catastrófica for a situação imaginada, maior o nível de ansiedade que você vai criando.

Outro momento você é convocado para dar uma apresentação em público. Falar em frente a um grande número de pessoas é uma das coisas que causa bastante ansiedade às pessoas.

Vêm aquele medo: “E seu eu esquecer do que era para falar?”; “E se não gostarem do que eu disser?”; “E se fizerem perguntas que não sei responder?”. Novamente começa a bater a ansiedade.

Acontece também quando você resolve fazer grandes mudanças de vida e sair da sua zona de conforto. De repente você decide seguir uma nova carreira.

Mudar de emprego. Mudar de cidade. Mudanças grandes como essas geram muita ansiedade. Surgem pensamentos: “E se não der certo como vai ser?”.

Pode acontecer nos relacionamentos. Tanto nos relacionamentos do trabalho como pessoais. A ansiedade surgir quando você precisa se reunir com uma pessoa importante que não conhece.

Ou quando você resolve terminar o relacionamento atual. Surgem pensamentos: “Como será minha vida de solteiro(a)?”. Então surge novamente a ansiedade em função da insegurança do que traz o futuro.

Esses são apenas alguns poucos exemplos de momentos que ansiedade surge e atrapalha nossa vida. Certamente você pode lembrar de muitos outros exemplos que se apliquem melhor a sua realidade.

O que fazer para controlar a ansiedade?

Separei aqui algumas dicas de como se acalmar numa crise de ansiedade para ajudar você nessas horas.

Veja no evolucaopessoal.com.br