Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Jovens paranaenses participam de movimento mundial contra as mudanças climáticas

Manifestação teve início em agosto de 2018, em Estocolmo, na Suécia e já é considerada uma das maiores do mundo

Jovens paranaenses participam nesta sexta-feira (24) do movimento mundial contra as mudanças climáticas Fridays for future – ou Greve pelo Clima, como vem sendo chamado no Brasil. No Paraná, a manifestação, que está sendo apoiada pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), vai acontecer simultaneamente às 14h na Boca Maldita, em Curitiba, no Lago Igapó em Londrina, e em frente às sedes da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e de Francisco Beltrão.  

As principais reivindicações do movimento, que se declara apartidário, são o cumprimento do Acordo de Paris; o fim do uso de combustíveis fósseis; a consideração aos alertas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); e o senso de urgência por soluções que, sobretudo, contribuam com o meio ambiente e a qualidade de vida no planeta. “O movimento brasileiro soma-se ao contexto atual no País, como a mutilação aos órgãos ambientais, a liberação de agrotóxicos e a diminuição de unidades de conservação, por exemplo. Nosso contexto é muito diferente do vivenciado pelos jovens europeus, ainda lutamos batalhas básicas”, reforça Daniela Borges, uma das organizadoras do evento no Paraná.

Fridays for future teve origem na manifestação de Greta Thunberg, uma jovem sueca que, desde agosto do ano passado, paralisa suas atividades em todas as sextas-feiras como uma forma de questionar o governo sueco sobre a atual política climática do País. A atitude da jovem a tornou uma das lideranças jovens mais influentes do mundo, estampando até mesmo a capa da revista Time, ganhou repercussão mundial e hoje estudantes de diversos lugares do mundo se juntam à manifestação. Segundo os organizadores, nesta sexta-feira a ação está prevista para acontecer em mais de cem países e quase 1,3 mil cidades.

Esta é a segunda onda global de manifestações contra as mudanças climáticas. No dia 15 de março de 2019, o movimento atraiu milhares de manifestantes em mais de 130 países.

 

Serviço - Fridays for Future | Greve pelo Clima

Data: 24 de maio de 2019

Locais: Curitiba - Boca Maldita

Ponta Grossa - Prefeitura Municipal

Londrina - Lago Igapó

Francisco Beltrão - Prefeitura Municipal




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login