Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Ações e incentivos fiscais do governo do Uruguai fazem crescer número de turistas brasileiros que visitam o país platino

Visitantes têm descoberto outras possibilidades de turismo no Uruguai, como a enogastronomia, congressos, convenções, espetáculos e shows internacionais


Ações e incentivos fiscais do governo do Uruguai fazem crescer número de turistas brasileiros que visitam o país platino Carlos Fagetti, Diretor Nacional do Turismo do Uruguai. Foto: Viagem News

Localizado na bacia do Rio da Prata, no sul da América do Sul, o Uruguai é conhecido por ser um país pequeno, tranquilo e seguro, com boas estradas, bons aeroportos, áreas protegidas com flora, fauna, principalmente aves. E também é famoso por ser um destino de lazer que oferece belas praias, casinos, compras em Punta del Leste e também em Montevidéu com uma rica cultura que tem atraído um número cada vez maior de turistas brasileiros ao longo dos anos. Ações do governo uruguaio na promoção turística e incentivos implementados para oferecer descontos fiscais a esses turistas têm exercido um papel fundamental nessa esfera.

 

Nos últimos anos temos chegado a quase meio milhão de brasileiros que viajaram ao Uruguai. Creio que além da segurança, os bons incentivos, descontos de IVA (Imposto sobre valores agregados) para atividades como gastronomia, hotelaria, aluguel de carros, inclusive serviços de catering para festas, faz com que nossos preços tenham uma conveniência importante, e há o sistema de Tax Free, o qual permite que haja um desconto nas compras que o brasileiro realiza nas lojas que aderiram a esse sistema”, afirmou Carlos Fagetti, Diretor Nacional do Turismo do Uruguai em entrevista ao Blog Viagem News.

 

Fagetti acredita também que a variedade de ofertas, a tranquilidade, a boa recepção do povo uruguaio aos visitantes, a gastronomia, as atividades artísticas, culturais, fazem com que os brasileiros de bom poder aquisitivo tenham no Uruguai, um lugar tranquilo para descansar e se divertir.

 

Além disso, há muitos brasileiros que visitam o Uruguai através de cruzeiros, que param em Maldonado, Punta del Leste e Montevidéu. Assim, os brasileiros desembarcam para fazer compras, ir a alguma adega de vinhos, ou ainda, fazer uma visita à cidade velha de Montevidéu e à Colônia do Sacramento, uma cidade portuguesa e espanhola em frente a Buenos Aires.

 

Todas elas oferecem boas opções de atividades culturais, artísticas, ótima gastronomia à base de carnes, carnes de vacas criadas em pastos naturais, com possibilidade de harmonizar com bons vinhos, com azeite de oliva, muito cultivado no Uruguai, além de passeios pelas principais avenidas de Punta del Leste, Piriápolis e Montevidéu. Também pode-se assistir a uma partida de futebol no estádio Centenário, em Montevidéu, onde se jogou a primeira Copa do Mundo de Futebol em 1930.

 

Neste mês de abril inaugurou-se a exposição de Pablo Picasso que estará até dia 30 de junho, considerada única porque as peças provenientes de museus de Picasso de Barcelona, Paris e também de coleções particulares saíram diretamente das paredes desses locais e repostas nas paredes do Museu Audiovisual de Montevidéu. Sem falar na qualidade das possibilidades oferecidas neste caso, em Montevidéu, de uma atividade cultural muito importante, em relação às artes plásticas, balé, ópera, cinema.

 

 “Há muitos festivais de cinema, e ultimamente também a partir da construção em Maldonado de um centro de convenções e reuniões, o Uruguai que já vem trabalhando forte nos temas de convenções e congressos, tem aumentado o número de congressos internacionais e regionais. E a recente inauguração da Antel Arena em Montevidéu, tem permitido apresentações de artistas internacionais como ‘Os Tribalistas’, que se apresentaram no final de março, bem como espetáculos da NBA”, ressaltou o Diretor Nacional do Turismo do Uruguai.

 

Enogastronomia

A enogastronomia vem sendo incrementada no país vizinho com a inclusão da cidade de Rivera - fronteira com o Brasil - onde um festival enogastronômico é realizado anualmente, no mês de novembro, que dura algumas semanas. O festival é binacional, com adegas e restaurantes de Brasil e Uruguai. No geral, o enoturismo tem se desenvolvido muito em Montevidéu, em Canelones, em Colônia (Colônia do Sacramento), em Rivera e agora também em Maldonado e Rocha.

 

De acordo com a autoridade, existe uma boa plantação de vinhos, de azeites de oliva e carnes. A gastronomia local encanta aos brasileiros. “O brasileiro tem descoberto no Uruguai outras atividades, e além das praias, tem campos e outras coisas muito perto de São Paulo, com 5 frequências diárias de voo para o Uruguai”, concluiu ele.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login