Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Inovação tecnológica e mobilidade no Brasil


Inovação tecnológica e mobilidade no Brasil

Nas últimas décadas temos vindo a assistir a uma revolução tecnológica sem precedentes que tem vindo a alterar – de forma rápida e muito visível – as dinâmicas mundiais. Estas alterações são visíveis em todos os setores, afetando as lógicas políticas, económicas, comerciais, laborais e mesmo os mercados destinados ao lazer. Hoje, mais do que nunca, o mundo adapta-se à tecnologia e recorre a esta para a implementação de novas estratégias e medidas que visam, em simultâneo, a conquista de novos públicos, a fidelização de consumidores e o destaque face aos concorrentes. De facto, a concorrência que acompanha a inovação tecnológica é uma realidade inegável. Hoje, com uma maior facilidade de acesso a determinados tipos de negócio – como o e-commerce e as suas lojas online – são muitas as pessoas as que recorrem à própria tecnologia como forma de garantir a aplicação das suas ideias empreendedoras. Dados os constrangimentos da mobilidade no Brasil, onde se destacam, em algumas cidades, lógicas caóticas de trânsito, seria por isso expectável que começassem a surgir novos métodos, ancorados na tecnologia, para contornar desafios vividos por vários tipos de empresa. Se quer saber algumas das formas como a inovação tecnológica e a mobilidade nas maiores cidades brasileiras se relacionam, este é o artigo certo para si.

Empresas de entregas e avanços tecnológicos

Imagine que tem uma empresa de take away e que esta serve uma das zonas mais caóticas do Brasil. Imagine o constrangimento que surge, quando é necessário lutar contra o trânsito citadino para fazer a sua entrega. Foi justamente este o problema que levou uma empresa de alimentação com entrega ao domicílio a procurar alternativas junto dos meios tecnológicos. Conhecida como iFood, esta empresa aproveitou a época do Carnaval para iniciar o teste de uma ideia original: o uso de drones para fazer a entrega de refeições. Visava, com este teste, combater os constrangimentos de mobilidade que bem se conhecem na cidade de São Paulo. Numa primeira instância, a introdução de drones como forma de fazer as entregas do produto ao cliente visam o ganho de eficiência logística, sendo que uma segunda fase poderá considerar o aumento da amplitude geográfica destas mesmas entregas, criando um maior leque de áreas abrangidas pela mesma. O primeiro teste realizado, segundo refere o presidente da empresa, Carlos Moyses, foi feito, com sucesso, durante um dos blocos do carnaval. Este, no entanto, foi apenas um dos testes realizados, prevendo-se que novas tentativas sejam feitas, agora com entregas em residências e prédios comerciais. A aplicação efetiva deste tipo de entrega necessita de várias licenças, sendo necessário que órgãos reguladores aprovem as mesmas. Neste caso, será necessária a aprovação junto da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O uso de drones tem começado a ganhar expressão junto de diversos mercados internacionais, sendo que o seu uso foi já pensado e testado em lojas de varejo, transportadoras e por outros espaços e mercados alimentares. Estes permitiriam uma melhor gestão do tempo, evitando o tráfego intenso das ruas brasileiras e melhoraria a eficácia de muitos dos serviços oferecidos por este tipo de empresa.

Estratégias de gestão logística e avanço tecnológico

A adaptação das várias estruturas às dinâmicas do tempo não é uma novidade. Desde que o meio digital começou a proliferar, dando espaço para o aparecimento de várias formas de e-commerce, têm sido criadas fórmulas para o sucesso e empresas que se dedicam a apoiar o empreendedorismo. Os vários constrangimentos e desafios do mercado são uma parte inerente ao crescimento tecnológico. Com uma maior abertura, o meio digital tem apelado a várias pessoas e sido palco para o aparecimento de diversas lojas online em diferentes setores. O aumento da concorrência gera uma maior dificuldade na manutenção de uma empresa online, sendo que o enfoque no marketing digital e a aposta na criação de marcas mais sólidas se tornou mais importante do que nunca no caminho do sucesso. Por esta razão, empresas dedicadas à para vender productos através do modelo dropshipping, como Oberlo, têm vindo a aproveitar a demanda informática para oferecerem os seus serviços, deixando mais tempo para que os empreendedores se preocupem com a promoção e o marketing das suas lojas online. Dentro e fora do mundo da Internet, a adaptação aos tempos é visível e parte grandemente do avanço tecnológico, permitindo que se edifiquem, sobre este, verdadeiras estruturas de gestão que permitem acelerar todos os processos (do embalamento à entrega de produtos), para dar resposta ao ritmo alucinante da atualidade. O progresso e a evolução dos mercados procura, hoje, respostas que permitam contornar os problemas trazidos pela intensa concorrência, pelo tráfego excessivo e pela renovada exigência dos clientes do século XXI. A introdução dos drones na entrega de alimentos será, sem dúvida, espelho desta nova realidade.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login