RATINHO JUNIOR FALA SOBRE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PARANAENSE EM JANTAR DO LIDE PARANÁ

Governador se encontrou com líderes empresariais, na última segunda-feira, durante o jantar-debate do LIDE Paraná, para falar sobre os primeiros 100 dias de governo

Por MCOMM Comunicação Dirigida 18/04/2019 - 09:18 hs

LIDE Paraná, grupo de líderes empresariais, realizou, na última segunda-feira (15), em Curitiba, mais uma edição do jantar-debate. Nessa edição, o convidado foi o governador do Paraná, Ratinho Junior, que falou com os empresários sobre os “Cenários para o desenvolvimento da economia paranaense” e os 100 primeiros dias de governo.

Uma das medidas adotadas, segundo o governador, foi a redução da máquina pública. “Logo na transição nós contratamos a Fundação Dom Cabral, para fazer um novo organograma do estado, para enxugarmos a máquina pública, com a intenção de dar mais velocidade nas decisões, já que a máquina púbica é muito morosa”. Com isso, o governo, diminuiu de 28 para 15 Secretarias de Governo. “Também trouxemos o consultor e economista, Paulo Rabelo, para nos ajudar a criar métricas para os próximos 10 anos. Portanto, estamos governando o Paraná em 2019, com olhar em 2030”, explica o governador.

Para Ratinho Junior, o ambiente de paz política incentivado por seu governo está sendo fundamental no processo de desenvolvimento. “Acima de tudo quisemos criar um ambiente que trouxesse paz política. E o Paraná sempre foi muito tímido no cenário nacional e começamos a mudar isso visitando muito Brasília e recebendo visitas, criando uma agenda positiva em defesa do nosso estado. E esse cenário político é muito importante, porque o empresário quando ele olha para fazer um investimento no estado, observa a infraestrutura, a mão-de-obra, logística, mas acima de tudo, vê se é um estado organizado politicamente”.

Outro foco do governo tem sido na vocação do estado para a agricultura e indústria. “O Paraná sempre foi um grande produtor de alimentos e o mundo vai precisar muito de comida. E para preparar o Paraná para toda a produção agrícola e industrial é necessário um bom planejamento em logística. A nossa ideia é que o Paraná seja o grande centro logístico da América do Sul”.

Em relação à criação de empregos, Ratinho Junior afirmou que a meta é criar, em quatro anos, 500 mil empregos. “A meta é audaciosa para nos fazer ir atrás. Só este ano já prospectamos R$ 16 bi em investimentos da iniciativa privada de empresas nacionais e internacionais. O poder público é importante, mas o que transforma a vida de uma pessoa é a geração de emprego”. Segundo o governador, foi o Paraná que gerou 26% dos empregos no Brasil, desde o início deste ano.

“O ambiente empresarial do Paraná é muito bom e acredito que o governo tem demonstrado isso de uma forma muito clara. Nós herdamos o governo com o pedido de abertura de 4 mil empresas na junta comercial, há 20 dias nós zeramos os pedidos. E, atualmente, se a documentação estiver correta, nós abrimos uma empresa no Paraná em duas horas”, afirma.

O jantar-debate

O janta-debate do LIDE contou também com a presença do presidente do Grupo Positivo, Helio Rotenberg; presidente do Lide Paraná, Fabricio de Macedo; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Glauco Geara; vice-governador, Darci Piana e do CEO do Lide Nacional, Fábio Fernandes. Mais de 200 empresários do estado prestigiaram o evento.

 “O LIDE como sociedade civil organizada tem a missão de criar relacionamento entre empresas e poder público, por meio de eventos, workshops, palestras e também nos sentimos no direito de termos esse espaço para cobrarmos e sermos cobrados. Nós como empresários também temos que fazer a nossa parte para que possamos cobrar de nossos governantes”, afirma Fabrício de Macedo, presidente do LIDE Paraná.

 

 Um pouco sobre o LIDE

 O Lide – Grupo de Líderes Empresariais é, atualmente, presidido por Luiz Fernando Furlan (chairman do LIDE e presidente do LIDE Internacional). O grupo conta com mais de 2.000 empresas filiadas, que juntas congregam 57% do PIB privado do Brasil, sendo a mais qualificada plataforma empresarial independente do país. Tem matriz em São Paulo e unidades em diferentes estados brasileiros, além do Paraná. O grupo também está presente internacionalmente, em quatro continentes, nos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Marrocos, Moçambique, Portugal, Uruguai e Oriente Médio. As atividades do Lide Paraná têm o patrocínio de gestão da Renault, com um calendário dinâmico promove em 2019 mais de 40 eventos para sua base de filiados.

 

  Informações para a imprensa

Mcomm Comunicação Dirigida