Seja bem vindo
Curitiba,28/03/2024

  • A +
  • A -

Cultura indígena é tema de sessão ordinária em Mafra


Cultura indígena é tema de sessão ordinária em Mafra

Na última segunda-feira, 15, membros da tribo kaingang usaram a tribuna para contar sobre a história e a atual situação dos indígenas em Mafra. O presidente da Câmara de Vereadores de Mafra, Valdir Sokolski (PSB), convidou a tribo em homenagem ao dia do índio, comemorado no dia 19 de abril.

O cacique Sadrake Kaigang contou sobre as dificuldades enfrentadas pela tribo. Atualmente, mais de 20 pessoas vivem próximo da Rodoviária Municipal de Mafra sem acesso a energia elétrica e a água tratada. Segundo o cacique, a tribo está a quatro anos naquele local e as solicitações ajudariam no dia a dia da tribo que possui crianças doentes.

Já o conselheiro e ancião, Divergindo Garcia Kaingang, contou um pouco sobre a história dos povos indígenas. Em sua fala, Divergindo destaca que os povos indígenas foram exterminados do Brasil e a depredação do meio ambiente tem prejudicado os índios que vivem da flora e da fauna. Além disso, o ancião falou que a tribo não tem condição para comprar sementes para plantio de árvores, cereais e legumes. Também relatou que o rio não tem mais peixes para consumo e que a diminuição das araucárias afeta os índios que sobreviviam por meio do pinhão e sua farofa.

O professor Marcos Garcia Kaingang também utilizou a tribuna para falar um pouco os índios do município. Marcos contou que existem 276 idiomas indígenas e 15 tribos isoladas no país. Os índios mafrenses vivem do artesanato, a caça não é mais possível. Para finalizar, a tribo apresentou uma dança típica.

Os vereadores afirmaram que as reivindicações são importantes para uma vida digna e com qualidade. Nos próximos dias, estarão solicitando as melhorias.

Fonte: Câmara de Vereadores de Mafra




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login