Seja bem vindo
Curitiba,23/04/2024

  • A +
  • A -

Araucária: 29ª Feira do Peixe Vivo oferece peixe de qualidade direto do piscicultor para o consumidor


Araucária: 29ª Feira do Peixe Vivo oferece peixe de qualidade direto do piscicultor para o consumidor

A 29ª edição da Feira do Peixe Vivo de Araucária teve início na manhã desta quarta-feira (17) no Parque Cachoeira, em Araucária. O evento segue até esta quinta (18), sempre das 9 horas às 22 horas e com entrada gratuita. A Feira do Peixe Vivo é uma oportunidade de os moradores e visitantes comprarem peixe fresco e de qualidade direto dos criadores. Mas o apoio da Prefeitura à piscicultura local ocorre durante todo o ano.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, estão disponíveis para venda peixes de espécies como tilápia, carpa húngara, carpa capim, carpa cabeçuda, bagre, jundiá e catfish. No total, são 22 barracas com a produção local. O quilo está sendo vendido a R$ 15 (qualquer espécie) e o consumidor já leva o peixe limpo. O processo é supervisionado por profissionais de inspeção visando garantir a qualidade do peixe comercializado.
Além da venda de peixes, a Feira do Peixe Vivo também conta com uma praça de alimentação formada por microempreendedores individuais (MEIs). Entre os produtos da Praça de Alimentação estão: sanduíches, pastel, milkshake, batata frita, sucos e chopp. Próximo a este espaço de alimentação há opções variadas de artesanatos locais.

Logo cedo - A abertura da feira ocorreu às 9 horas de hoje com a tradicional bênção dos peixes. Antes mesmo da abertura oficial já havia morador saindo com o peixe já limpo para casa. A aposentada Marlene da Silva Simões conta que todo ano participa do evento e que neste foi levar o neto para conhecer a feira. "Em casa não tem quem não goste de peixe", contou a moradora do Costeira, que revelou que irá fritar tilápia para a família.
Outra consumidora que foi logo cedo ao Parque Cachoeira foi a dona de casa Maria Aparecida da Silva. Ela também é daquelas pessoas que todo ano fazem questão de ir comprar o peixe vendido pelos piscicultores locais. "Se eu pudesse, comeria peixe todo o dia. E aqui [na feira] é fresquinho", comentou.
A Feira do Peixe Vivo é um incentivo à piscicultura no município. Para muitos criadores, a venda de peixes durante o evento é uma importante fonte complementar de renda da família. Ao longo do ano, a Prefeitura de Araucária oferece todo o suporte técnico necessário para o desenvolvimento da piscicultura. Além das orientações e acompanhamento de profissionais da secretaria, há equipamentos disponibilizados para, por exemplo, a manutenção dos tanques.

Sexta-feira Santa - Se na quarta e quinta-feira ocorrerá a Feira do Peixe Vivo, na Sexta-feira Santa (19 de abril), o Parque Cachoeira receberá a grande espetáculo "Vida, Paixão e Morte de Cristo", do Grupo Lanteri, às 19 horas. A entrada é franca.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login