Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Empresa blumenauense aposta em metodologia pioneira no posicionamento e relacionamento de marcas no mercado

A metodologia TXM Branding auxilia na gestão e criação de marcas com mais valor perante os consumidores.


Empresa blumenauense aposta em metodologia pioneira no posicionamento e relacionamento de marcas no mercado

Com as novas formas de comunicação entre clientes e marcas, as empresas que desejam se destacar perante o mercado precisam construir e pensar na organização por meio de um relacionamento sólido com os clientes e potenciais consumidores.

As novas tecnologias do mercado atual demandam uma maior conexão das marcas com os consumidores, construindo um relacionamento duradouro. De acordo com Leandro Werner – o Maka – empresário e consultor em gestão de marcas, atualmente, o marketing vem revelando novos princípios de marca e conectando-as a seus consumidores. Neste modelo, onde as necessidades dos clientes são o foco desta nova estruturação do marketing, o processo de fixar a marca na mente do consumidor ficará mais fácil.

“Este posicionamento refere-se ao lugar que a marca deseja ter na mente do consumidor. Para as marcas, torna-se importante este processo. Na era da superinformação deve-se tentar alcançar o público desejado primeiro”, comenta.

O especialista destaca que para uma marca se posicionar perante o seu público, ela deve deixar claro qual o seu objetivo e quais suas visões de mercado. “Com este posicionamento bem definido, fica mais fácil manter a marca na mente do consumidor. O posicionamento deve articular no sentido de colocar à disposição do consumidor um objetivo claro e bem definido, diferenciando a marca dos demais concorrentes”, esclarece.

 

Aplicando a metodologia na prática

Atenta às necessidades e ao novo relacionamento com os consumidores, a empresa blumenauense GPS Contabilidade aderiu às estratégias de branding para lançar a marca já consolidada no mercado, e criar experiências, proporcionando uma visão completa da verdadeira essência da empresa.

Para auxiliar na gestão e estruturação da marca, a empresa contou com uma metodologia pioneira no mercado: a TXM Branding. Desenvolvida pela também empresa blumenauense Maka.Branding, em parceira com o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional da Universidade Federal de Santa Catarina (LOGO/UFSC), a metodologia foi responsável por estruturar o DNA da GPS Contabilidade, identificando a contextualização dentro do mercado e seu posicionamento.

"Após essa etapa, evoluimos para o propósito – afinal, marcas sem propósito são marcas sem alma - e posicionamento, para adequar a proposta de valor ao mercado e também posicionar a empresa perante os concorrentes", comenta Maka, fundador da empresa e responsável pelo projeto.

Maka ainda comenta que  foi possível identificar que a marca deveria ter uma diferencial. "Era preciso mostrar o "jeito" GPS de encarar os desafios", explica. Visto isso, foi realizado um levantamento de benchmarking - processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais - com análise de cenários e o mapeamento de concorrentes da empresa.

O empresário conta que também foi feito um levantamento de todas as personas da marca, para gerar experiências que fossem mais assertivas para o público alvo da empresa. "Com isso, foi possível entender e construir a atmosfera da marca e suas conexões com outras áreas, mapeando clientes, fornecedores, associações e parceiros estratégicos", conta Maka.

Com este processo, a GPS redefiniu o portfólio de produtos e analisou todos os dados coletados. "Então, finalmente chegou a hora de criar as experiências de marca, desde o logotipo, passando pela tagline, linguagem do consumidor, site, material impresso de papelaria e promoção, e também todos os materiais digitais".

Maka ressalta que, por meio da metodologia Lego Serious Play, a empresa participou de todo o processo, possibilitando entender quais os canais a serem utilizados e suas funções para propagar a marca. "Assim,  a GPS consegue ganhar autonomia em seus processos a partir de agora", finaliza. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login