Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Em Mafra, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa trouxe debates importantes


Em Mafra, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa trouxe debates importantes

Na última quarta-feira (20), aconteceu a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no Centro de Convivência do Idoso – CCI em Mafra. Na ocasião participaram representantes da 3ª idade, bem como servidores da Prefeitura Municipal que atuam nos serviços de saúde como NASF, Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e CREAS, e também do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

 

Entre as autoridades que compuseram a mesa, representando o Prefeito Wellington estava Alexandre Solesinski, Secretário Municipal de Administração que destacou a importância da realização da Conferência: “É fundamental para o fortalecimento e o reconhecimento dos direitos e da melhoria de vida dos nossos idosos”.

 

Estiveram presentes também a Secretária Municipal da Assistência Social Kátia Borges Saliba; Joci Aparecida Ribas Presidente do Conselho Municipal do Idoso; Vereador Adilson Sabatke representando a Câmara Municipal de Vereadores e Araci Carpem representando a 3ª idade. O evento chamou a atenção por conter uma Intérprete de Libras. 

 

“Envelhecer é um direito, mas nem sempre o idoso vive a sua melhor idade. Estamos aqui para definir prioridades e para buscar a garantia dos direitos da pessoa idosa”- destaca a Secretária Kátia. A Conferência é um espaço de discussão das Políticas Sociais e tem o objetivo de promover debates, elencar os desafios enfrentados, decidir prioridades, elaborar propostas e propor avanços para a consolidação e ampliação das políticas públicas em prol do envelhecimento com dignidade em nosso país diante de quatro eixos:

 

1º Eixo: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas.

2º Eixo: Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

3º Eixo: Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

4º Eixo: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

 

O consultor e palestrante Clóvis Aléssio buscou promover um amplo espaço de discussão com foco “no viver melhor, no bem estar e não apenas no viver mais”. E trouxe algumas informações importantes: “Hoje, mais de 50% das famílias brasileiras são mantidas por um idoso. O Brasil possui 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais é o 6º país do mundo com mais idosos, em sua maioria mulheres. Santa Catarina tem a maior esperança de vida ao nascer para ambos os sexos (79,7 anos) e deverá manter essa liderança até 2060, chegando aos 84,5 anos”.

 

As propostas elaboradas serão encaminhadas para debate na Conferência Estadual.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login