Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Escritor mafrense lança romance baseado na Guerra do Contestado


Escritor mafrense lança romance baseado na Guerra do Contestado

Inconformado com o desconhecimento da população sobre a Guerra do Contestado, o mafrense Romeu Gomes de Miranda escreveu um romance baseado na história que faz parte da construção de Santa Catarina e do Paraná. Na sessão ordinária de segunda-feira, 18, o professor usou a tribuna para contar um pouco sobre seu livro, intitulado: Um Trem para Leontina.

Durante quatro anos, três para a pesquisa e um para escrever o romance, Romeu criou uma obra que buscou recuperar o drama vivido por aqueles que queriam construir um sonho em uma terra nova, mas que foram destruídos durante a construção de um novo Estado que foi marcada pela Guerra do Contestado.


Segundo o autor, a história contém personagens baseados em pessoas que viveram em Mafra e Rio Negro. Como Sansão, um homem que gostava de uma bebida e foi uma pessoa que marcou época. A personagem principal também é baseada em uma mulher que o escritor conheceu. Romeu destaca que Leonina foi filha de ferroviário e era uma garota muito valente de Mafra.

O lançamento do livro ocorrerá dia 25 de abril, às 19h, no Colégio Estadual Barão Antonina em Rio Negro. Em Mafra, o escritor está agendando a data para o lançamento da obra.

Sobre o escritor

O escritor é natural de Mafra, o décimo filho de um ferroviário, Rosendo, que começou aos 16 anos trabalhar na manutenção da via férrea São Francisco do Sul (SC) – Rio Grande do Sul. Terminando a sua vida em Mafra, onde teve seu último filho, Romeu. O escritor estudou na Escola de Educação Básica Barão de Antonina. Depois se mudou para Curitiba, onde finalizou os estudos no Colégio Estadual do Paraná e ingressou no curso de Letra na PUC-PR. Na PUC-SP fez mestrado em Filosofia da Educação com mestre como Dermeval Saviani, Paulo Freire e outros. Foi presidente da APP (1996 a 2002) e presidente do Conselho Estadual de Educação (2006 a 2011).

Fonte: Câmara de Vereadores de Mafra




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login