Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Mente e corpo saudáveis

Tendo como pilares a integração, a socialização e a convivência, após reestruturação Centro de Atenção Psicossocial – CAPS registrou ampliação no atendimento com ênfase no tratamento humanizado.


Mente e corpo saudáveis

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o CAPS realiza uma série de mudanças físicas, estruturais e de relacionamento que resulta no avanço considerável no atendimento e no salto de qualidade no tratamento oferecido.

As mudanças estruturais tiveram inicio com o novo endereço da unidade, em local mais adequado e com maior conforto para pacientes e profissionais.

Medicamentos de alta

Os médicos DR. Cleandro Carnieri e DR. Daniel Henrique Soldera enfatizam a qualidade da Farmácia Municipal, pela diversidade de oferta de medicamentos de alta complexidade, muitos deles lançamentos de ponta no mercado farmacêutico destinado à atenção da Saúde Mental. Esta assistência supera significativamente os Municípios da Região Metropolitana e até mesmo a Capital.

Antidepressivos:

DR. Daniel destaca também os investimentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde na aquisição de medicamentos como os antidepressivos IRS destacando a Sertralina, também os antidepressivos Duais, mais potentes e eficazes, bem como o diferencial de duas apresentações, o Venlafaxina 75 mg e 150 mg, os Antidepressivos atípicos como Bupropiona 150 mg, e as medicações Anticonvulsivantes, tais como o Topiramato e Lamotrigina, que são usados como estabilizadores de humor.

Os médicos comentam ainda que, nestas condições favoráveis trabalhar no CAPS da Lapa é gratificante, devido a possibilidade de prescrever medicamentos de ponta e prestar um atendimento humanizado voltado plenamente ao paciente.

Funcionamento:

Funcionando no sistema de “portas abertas” todo usuário do Sistema Público de Saúde pode buscar o serviço após encaminhamento médico.

O acolhimento é uma ação técnica e de assistência ao usuário que objetiva a mudança da relação técnico - paciente, tornando o assistido um participante ativo no processo de produção de saúde. Dessa forma toda a equipe multiprofissional está envolvida nos cuidados com o usuário.

Musicoterapia:

O CAPS também conta com o trabalho do músico e compositor Luiz Nogueira, popular Ganso que com técnicas de musicoterapia auxilia no tratamento dos assistidos.

Atendimentos:

Apenas em 2017, o CAPS realizou 5.363 atendimentos médicos e outros 36.406 atendimentos da Equipe Multidisciplinar, totalizando 41.706 procedimentos. A Coordenadora da unidade Ana Maria Loures comemora os avanços: "Nos últimos três meses, ampliamos o atendimento de demanda reprimida. Recebemos recentemente mais uma profissional de Psicologia, tido como uma conquista. Pela primeira vez o CAPS conta com dois médicos e duas psicólogas, graças à gestão que vem apoiando e acompanhando de perto nosso trabalho”.

Matriciamento:

Os trabalhos de matriciamento (capacitação, supervisão e orientação das equipes) são realizados continuamente pelos médicos responsáveis Dr. Cleandro e Dr. Daniel.

Clinica de Terapias:

Ainda dentro da Atenção Secundária em Saúde, a população conta com a Clínica de Terapias Especializadas que oferece atendimento ambulatorial individual ou em grupo para adultos, crianças e adolescentes.

Este setor atende a todos os usuários da Rede encaminhados para psicoterapia com baixa e média complexidade clínica. Também é responsável pela atenção ao Autismo, onde que foram implantando recentemente os serviços de Terapia Ocupacional. Também são oferecidos serviços de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Neurologia, Ortopedia e Oftalmologia.

A Clínica de Terapias tem como Coordenadora a Cleusa Pierin e na Coordenação de Saúde Mental o Psicólogo Jackson Pereira da Silva.

Caminhada:

O CAPS, por meio da profissional de Educação Física Natalie Lang Goulart promove no próximo dia 29, uma caminhada em comemoração ao mês da mulher. A saída esta prevista para as 09:00 horas da Praça General Carneiro e a chegada no Parque Linear. Todas as mulheres são convidadas a participar.

O CAPS:

O Centro de Atendimento Psicossocial esta localizado na Rua José Lacerda, 1947 esquina com a Rua Treze de Maio. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 09:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 horas. O telefone é 3547-5040




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login