Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Araucária: Dia D contra a febre amarela registra mais de 1.800 doses fornecidas


Araucária: Dia D contra a febre amarela registra mais de 1.800 doses fornecidas

A grande maioria as unidades básicas de saúde da área urbana de Araucária esteve aberta no último sábado (23) exclusivamente para a vacinação contra a febre amarela. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), pelo menos 1818 doses foram fornecidas durante este dia. O número deve aumentar já que há ainda doses a serem registradas. A vacina é destinada a pessoas de 9 meses a 59 anos. Quem já recebeu uma dose da vacina (mesmo que há muito tempo) não precisa de outra; já está protegido.

Na unidade do Santa Mônica foram 342 doses aplicadas. Na UBS do Jardim Industrial 330 doses foram registradas no sábado e outras ainda estão sendo registradas no sistema. No Boqueirão foram 272 e no CSU 231 doses. O Dia D não ocorreu na unidade do Vila Angélica porque ela já havia realizado vacinação contra a febre amarela no sábado anterior (16), durante o evento do Gestão Itinerante de Saúde. No caso das unidades do Jardim Alvorada e do Padre Chico, elas não abriram no dia 23 porque, de acordo com a SMSA, já vem ocorrendo um importante trabalho de vacinação na região e que envolve as muitas empresas.

De segunda a sexta - Todas as unidades básicas de saúde de Araucária estão realizando a vacinação de segunda a sexta-feira. As senhas da sala de vacinação estão sendo entregues, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 nas unidades da área urbana e das 8h30 às 16h na área rural. A recomendação é que o usuário leve carteira de vacinação e um documento de identificação. No caso de quem não tem como comprovar ter tomado a vacina, a recomendação da Saúde é para que a vacina seja fornecida.

Araucária não tem casos registrados de febre amarela. E para o município continuar sem casos é que a SMSA está com diversas estratégias para intensificar a vacinação voltada para quem nunca tomou a dose. No interior, as equipes de Saúde estão indo de casa em casa em alguns sábados para levar a vacina quem nunca tomou. Ao longo desta semana (25/02 a 01/03), três unidades básicas de saúde urbanas abrirão durante o período da noite exclusivamente para esta vacinação. As unidades do Tupy (Rua Malva, s/nº, Campina da Barra), Boqueirão (Avenida Independência, nº 1.256, Porto das Laranjeiras) e do Califórnia (Rua Tesoureiro, nº 1.957, Jd. Califórnia) estarão abertas das 17h às 20 horas para vacinar todas as pessoas que nunca tomaram a vacina, independente do local onde moram.


Ressalvas - Pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres amamentando, pessoas que apresentam reação alérgica grave a ovo e pessoas com HIV/AIDS devem buscar orientação com os profissionais de saúde para avaliar se a vacinação nesses casos é recomendada ou não. Bebês menores de 9 meses, pessoas que passam por quimioterapia ou radioterapia, transplantados são exemplos de algumas das situações em que a vacina não é indicada. Os profissionais de saúde da unidade básica mais próxima podem esclarecer quaisquer dúvidas sobre quem pode ou não ser vacinado.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login