Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Museu da imagem e som já é sucesso na Lapa


Museu da imagem e som já é sucesso na Lapa

O MIS-Lapa, Museu da imagem e Som da Lapa, já é um sucesso, antes mesmo de abrir as  portas. O museu que funcionará no Memorial Ney Braga e terá amplo acervo sobre o ilustre lapeano, que dentre outros cargos, foi duas vezes Governador do Paraná e duas vezes Ministro da República, já funciona em caráter de experiência, com o projeto CineMIS e foi dentro deste programa que o MIS, participou com grande sucesso das programações dos 125 anos do cerco da Lapa, oferecendo no theatro São João a sessão histórica de cinema, com a temática da Revolução Federalista, exibindo dentre outros o curta  Vítimas da Vitória ( Drama)  com direção de Berenice Mendes, filmado quase em sua totalidade na Lapa a sinopse da película  assim o descreve: "Em 1894, o levante federalista no sul do país enfrenta a resistência dos habitantes de Lapa, no Paraná." (FICMSP/5)
"A saga dos federalistas detidos pela coragem do povo lapeano e o martírio do Barão do Serro Azul, fuzilado sumariamente na Serra do Mar, constitui o núcleo dramático do filme, que recupera dessa forma, um momento importante e por vezes esquecido do passado do Paraná." (FBR/27) . A produção executiva é de Lú Rufalco.


O MIS-Lapa, recebeu na semana do evento por empréstimo, o acervo do Cine Clube 13 de Junho que teve uma marcante atuação na Lapa , com reflexos em toda a região. Para a Diretora de Cultura Helenita Prevedello, a parceria entre Cultura e turismo na Lapa, vem dando excelentes frutos nas diversas áreas e isto irá certamente irá se repetir no MIS-Lapa e em suas iniciativas como CineMIS. Já para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esporte, Márcio Assad, o MIS, vem para resgatar a história e a memória lapeana e dentre elas a do Cine Clube 13 de junho.



Um pouco da história do Cine Clube 13 de junho

Em  janeiro de 2011 , o Cine Clube 13 de Junho, foi criado e funcionou ativamente enquanto o Cine Teatro Imperial esteve em condições de abriga-lo. Realizou a jornada paranaense de cineclubes e outras atividades como oficinas na área do áudio visual e formação de plateia . Para marcar o lançamento do Cine Clube da Lapa foi exibido o filme Cafundó do ator e diretor Paulo Betti, que teve cenas gravadas na Lapa, desde então a entidade não parou, com suas exibições seguidas de debates, sendo que em algumas oportunidades, como quando foi apresentado o filme: "Bicho de Sete Cabeças" , dirigido por Lais Bodanski  e no elenco Rodrigo Santoro, Othon Bastos , Cassia Kiss, Caio Ciocler entre outros. O drama tratava de questões ligadas a saúde mental, assunto que chamou a atenção de participantes que vieram  municípios vizinhos e até mesmo de duas localidades de Santa Catarina, para participarem do evento. 
O Cine Clube 13 de Junho, funcionou até o momento em que o Cineteatro Imperial esteve em condições de abriga-lo, depois disso, com Kallil Assad na presidência o acervo foi aproveitado em projetos no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, no projeto: Cinema Conta História e no Circulo de Estudos Bandeirantes , no projeto CINE Circulo. Agora como o MIS-Lapa, retorna à Lapa.
Nas celebrações dos 125 anos do Cerco da Lapa, o acervo, ja foi utilizado com sucesso  e foi destacada pela reportagem da RPC-TV. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login