Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Tudo pronto para o retorno do ano letivo na rede municipal da Lapa

Secretaria de Educação prepara escolas e CMEIs para receber os 4.712 alunos a partir do dia 11


Tudo pronto para o retorno do ano letivo na rede municipal da Lapa

Reformas, pintura, alimentação escolar de qualidade, transporte escolar, uniforme, material didático, formação e contratação de novos educadores. A Secretaria Municipal de Educação cuida de todos os detalhes para receber a partir da próxima segunda feira (11) todos os alunos dos 9 CMEIs e das 23 Escolas do perímetro urbano e rural do município.

O ano letivo de 2019 será de muitas inovações na educação do município. Segundo a Secretaria de Educação Cristina Ganzert “neste momento estamos acompanhando de perto as obras manutenção, reformas, bem como a definição do quadro de professores e funcionários, cuidando de todos os detalhes para que cada vez mais possamos avançar na qualidade e na excelência da educação”, explicou.

Reformas e pinturas:

Algumas instituições de ensino passaram durante o período de férias por reformas e pequenos reparos estruturais. Por meio do credenciamento de profissionais especializados, foram realizadas pinturas em algumas das escolas do perímetro urbano e rural.

Material pedagógico:

A Secretaria Municipal de Educação adquiriu novos livros que reforçarão a coletânea das bibliotecas das escolas e CMEIs municipais. Cada instituição receberá um kit com exemplares diversificados com o foco no aprendizado.

Alimentação escolar:

Balanceada, nutritiva e adequada. Elaborada pela nutricionista Gina Hammerschimmidt, a alimentação escolar obedece a um calendário nutricional planejado para oferecer alimentos nutritivos e saudáveis. Em 2019 a previsão orçamentaria é de R$ 1,9 milhões em recursos para a alimentação escolar.

Formação pedagógica:

Com o intuito de aprimorar o conhecimento da equipe de educadores e professores da rede, a Secretaria de Educação promoveu a Semana Pedagógica, com palestrantes capacitados buscando além da qualificação a mobilização profissional. Além das palestras, os profissionais participaram de oficinas e atividades pedagógicas.

Em parceria com o Sicredi, aconteceu o lançamento do Programa União faz a Vida, que visando desenvolver valores da educação cooperativa, solidariedade, diálogo, respeito, empreendedorismo, diversidade e cidadania. O público alvo são crianças, adolescentes e educadores.

Transporte escolar:

Dois novos ônibus reforçaram a frota do município no transporte escolar. O investimento foi de R$ 358.600,00 reais, sendo 259 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e 99 mil de contrapartida da Prefeitura Municipal.

Cada veículo tem capacidade para 40 passageiros adultos sentados ou 59 estudantes sentados além do condutor. Equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permite realizar o deslocamento de uma ou mais poltronas do salão de passageiros do exterior do veículo ao nível do piso interno.

No total são transportados diariamente em todos os níveis escolares 2.780 alunos, nas 71 diferentes linhas sendo 19 com frota própria e outra 52 terceirizados. Além dos alunos da rede municipal, o transporte escolar atende também o ensino médio, educação especial e EJA.

Vagas nos CMEIs:

A Secretaria de Educação promoveu remanejamentos e ampliou o atendimento à alunos dos CMEIs municipais. A demanda de espera no início de 2017 era superior a 400 vagas e em 2019 a fila diminuiu consideravelmente para 89 alunos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login