Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Fantasma volta para assombrar na elite do Paraná

As expectativas do Campeonato Paranaense de Futebol 2019 são boas para o Fantasma de Vila Oficinas, que tem um time bem formado e ações voltadas para melhoria do Estádio Germano Krüger


Fantasma volta para assombrar na elite do Paraná

As expectativas para o Campeonato Paranaense 2019, do ponto de vista do Operário Ferroviário, são as melhores possíveis. Vindo de duas conquistas nacionais, com os títulos na Série D e na Série C, um seguido do outro, o Fantasma de Vila Oficinas também voltou para a elite estadual invicto e com o troféu de campeão na estante. Tudo conquistado nas duas últimas temporadas e agora pretende assombrar neste certame do Paraná.

Para isso, o comando técnico da equipe continua com Gerson Gusmão, que parte para sua quarta temporada à frente do Alvinegro, na condição de treinador mais longevo do Brasil nesse momento. A equipe possui uma base forte e campeã, contando com praticamente todo o mesmo elenco das últimas conquistas, além de reforços que chegaram em Vila Oficinas para esta temporada 2019. Um dos ícones deste time vencedor e que depois buscou o acesso é o capitão Chicão. O volante levantou a taça de campeão paranaense em 2015, numa final épica contra o Coritiba, vencendo os dois jogos. No momento, o elenco alvinegro conta com 33 jogadores.

Copa do Brasil

De acordo com o presidente do grupo gestor do futebol profissional do Operário Ferroviário, Álvaro Góes, o Fantasma entra numa nova era e um dos objetivos, além da busca pelo segundo título na primeira divisão do Paraná, é também conquistar neste campeonato estadual uma das vagas para a disputa da Copa do Brasil em 2020. Vencendo um dos turnos da competição garante a vaga. “A Copa do Brasil é um torneio muito competitivo e que pode dar um grande retorno financeiro para o clube. Assim, vamos em busca do título estadual e também dessa vaga para a Copa do Brasil”, disse o dirigente.

O Campeonato Paranaense já tem bola rolando e o Operário Ferroviário vai bem na tabela, alimentando o sonho do bicampeonato e contagiando a torcida. A nação graxeira é uma das torcidas mais atuantes entre os clubes que participam do Estadual. Sempre marca presença nos estádios mais longínquos do Paraná. É sem dúvida, um grande patrimônio do centenário clube de Vila Oficinas e que também vislumbra uma nova era de conquistas, a começar pelo próprio certame estadual.

Na partida de estreia contra o Paraná Clube, cerca de mil torcedores empurraram o time na vitória do Operário Ferroviário por 1 a 0, em plena Vila Capanema. Nesse embalo, o grupo gestor do clube criou o programa Sócio Fantasma da Vila e que hoje conta com mais de 7 mil sócios. O programa já elaborou e colocou em prática várias ideias que possibilitam vantagens para o sócio torcedor, como descontos em diversos estabelecimentos comerciais na cidade. Também criou mecanismos para agregar torcedores não só em Ponta Grossa, como nas cidades vizinhas. “A meta é atingir o número de 10 mil sócios torcedores ainda neste campeonato paranaense”, afirmou o responsável pelo programa Joélcio de Miranda. Vale lembrar que o Fantasma também vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série B este ano, garantido calendário até o fim de novembro.

Praça de jogo

Outro ponto em evolução no clube são as reformas no Estádio Germano Krüger, que hoje conta com uma capacidade para mais de 10 mil torcedores. Além do Paranaense, o fato de disputar a Série B, obrigou o clube a providenciar melhorias na praça de jogo. Agora, o gramado conta irrigação automática, instalação em fase final da nova e potente iluminação com gerador próprio, além de reformas para acesso ao gramado, banheiros e ampliação da Loja do Fantasma, anexa ao estádio.

Raízes graxeiras

A crônica esportiva também está otimista e caminha junto com o Operário Ferroviário há décadas. Um dos mais populares comentaristas do rádio esportivo ponta-grossense, em especial sobre o Fantasma, é Diomar Guimarães, de 58 anos. Ele tem uma ligação especial com o clube de Vila Oficinas, já que seu avô, Alceu Dejar Marques Guimarães, exerceu todos os cargos diretivos do Ofec, inclusive presidente em 1962. “Sou sócio do Operário desde que nasci. Meu avô me registrou como sócio em 17 de agosto de 1960”, conta Diomar.

Para ele, ao contrário do que muita gente possa imaginar, este Campeonato Paranaense será um dos mais difíceis dos últimos tempos. O Operário Ferroviário conquistou seu primeiro título estadual reconhecido em 2015. Mas este ano, apesar de todo favoritismo em torno do Fantasma, ele entende que as dificuldades também aumentaram. “Se por um lado, os clubes da capital como Coritiba e Paraná que atravessam momentos de incerteza e estão disputando um campeonato procurando se arrumar durante a competição, o Athletico com o já costumeiro time sub-23, além do Londrina acenando com um time alternativo, nem por isso deixarão de ser candidatos ao título. Por outro lado, equipes como o Cascavel CR, Cianorte, Maringá, Foz do Iguaçu, enxergam essas condições das principais forças do futebol do estado como uma oportunidade de se projetar, pensando em conquista de título, classificação para a Copa do Brasil e Série D”, avalio o comentarista.

“Todos vão procurar seguir o exemplo dado pelo Operário Ferroviário, que provou a todas essas equipes que com organização e profissionalização da gestão é possível chegar a conquistas e a competições importantes no cenário nacional. Para tanto, essas equipes se organizaram. Buscaram recursos que não só a verba da detentora dos direitos de transmissão do campeonato. Começaram a trabalhar bem antes, iniciando suas pré-temporadas no mínimo noventa dias antes do início do campeonato. Na sua maioria, todos estão projetando algo bem maior do que apenas participar do Campeonato Paranaense. Neste contexto está o Operário Ferroviário, como uma espécie de pioneiro em acreditar, mudar e chegar. O Operário disputa o Estadual almejando o título”, destacou Diomar.

O comentarista ainda concluiu. “O Operário Ferroviário volta para o principal campeonato do estado sendo respeitado e considerado por todos como um adversário temível, com três estrelas acima do escudo, simbolizando as recentes conquistas. Mas a recíproca terá que ser verdadeira também com o Operário respeitando a todos os seus adversários. Com todos esses ingredientes e pelo time que tem, com certeza o Operário Ferroviário caminha para mais uma final e quem sabe enriquecer a galeria de troféus, em Vila Oficinas”, finalizou. (Fotos José Aldinam e Fabricio Bicudo DC)




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login