Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

O 'Desafio dos 10 anos' do Facebook é realmente um golpe?


O 'Desafio dos 10 anos' do Facebook é realmente um golpe?

O “desafio dos 10 anos”, ou #10yearschallenge, tomou conta das redes sociais nesta semana, mas uma informação fez com que os usuários do Facebook ficassem tensos. O desafio de compartilhar fotos poderia ser só mais artifício de empresas de tecnologia para alimentar algoritmos de reconhecimento facial, deixando cada vez mais perfeito e, claro, usando seus dados sem permissão.

Quem começou a teoria foi Kate O’Neill,  autora e especialista em tecnologia. O problema é que a especialista não conseguiu reunir qualquer tipo de provas contra a rede social. O pesquisador de aprendizado de máquina Bill Hart-Davidson concordou com Kate e escreveu: “O objetivo de uma campanha como essa seria essencialmente compartilhar o esforço para melhorar o aprendizado de máquina sem supervisão”.

Afinal, isso é motivo para entrar em pânico? Bill diz que não: “Não estou dizendo que alguém deva entrar em pânico ou se sentir mal. Só vale a pena entender melhor como seus dados podem ser usados. Não precisamos ter medo de tudo, só pensar de forma mais crítica e aprender mais sobre o potencial que nossas informações têm quando usadas em larga escala”.

Ao descobrir as teorias, o Facebook divulgou uma nota e negou qualquer envolvimento: “Esse é um meme criado pelos usuários das nossas plataformas e que viralizou espontaneamente. O Facebook não começou essa onda, e o meme geralmente usa fotos que já estão no Facebook. Nós não ganhamos nada com esse meme (além de nos lembrar das tendências questionáveis de moda de 2009). Como lembrete, vale dizer que as pessoas no Facebook podem escolher se querem deixar o reconhecimento facial ativo ou não a qualquer momento”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login