Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Ciclone atinge Litoral afunda três barcos e ferry-boat fica a deriva na tempestade


Ciclone atinge Litoral afunda três barcos e ferry-boat fica a deriva na tempestade

Um ciclone atingiu o litoral do Paraná no fim da tarde desta quarta-feira (16). De acordo com a Defesa Civil, as cidades mais afetadas foram Guaratuba e Matinhos.


O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou que o temporal durou 40 minutos e as rajadas de vento ultrapassaram 80km/hora. "O ciclone começou na baía de Guaratuba e também atingiu o município de Matinhos", explicou o coordenador da Defesa Civil de Guaratuba, Jackson José Rocha.


Na baía de Guaratuba o ferry-boat que fazia a travessia de Guaratuba para Caiobá encalhou em um banco de areia. A Capitania dos Portos do Paraná se manifestou sobre a situação por meio de nota e detalhou o atendimento à situação.

Militares realizaram o resgate da balsa, que estava com passageiros, além de manobras de substituição do rebocador. De acordo com a nota, nenhum passageiro ficou ferido.

Confira a íntegra da nota

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), informa que por volta das 16h20 do dia 16 de janeiro de 2019 um forte vento com chuva atingiu a região de Guaratuba-PR e deixou à deriva o rebocador “F5” e a balsa “Sonica 3”, da empresa concessionária da travessia do Ferry Boat Guaratuba-Caiobá. As embarcações, que faziam no momento do temporal o trajeto de Guaratuba para Caiobá, foram empurradas para fora da Baía de Guaratuba e encalharam na Barra, próximo ao mar aberto.
A equipe de militares da CPPR, que atua destacada em Guaratuba-PR para a Operação Verão 2018/2019, prestou apoio para localizar as embarcações. Na sequência, os militares coordenaram as manobras de substituição do rebocador visando a salvaguarda da vida dos passageiros e a segurança da navegação. A balsa de travessia foi resgatada e os passageiros levados para o destino em Caiobá por volta das 17h30 sem ferimentos. O rebocador “F5” permanece encalhado.
Um Inquérito Administrativo será aberto com o objetivo de apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades dos fatos.

Estragos

Além disso, dois barcos afundaram. Aproximadamente 40 casas foram danificadas, entre elas cinco foram totalmente destelhadas. Praticamente toda a cidade de Guaratuba ficou sem energia elétrica. Uma pessoa ficou ferida durante o temporal. A vítima é um homem que caiu do telhado ao tentar cobrir uma residência com lona. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Guaratuba.

A prefeitura da cidade disponibilizou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para atendimento aos moradores que tiveram prejuízos durante o temporal. O telefone para contato é o 193.

Em Matinhos, três escolas e um centro municipal foram danificados, de acordo com a Defesa Civil do Paraná




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login