Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Araucária: Gestão Itinerante vai integrar unidades de saúde, técnicos e comunidade


Araucária: Gestão Itinerante vai integrar unidades de saúde, técnicos e comunidade

Nesta quarta-feira (09), a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), realizou o lançamento oficial do Projeto Gestão Itinerante da Saúde (GIS) em evento com a presença de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, além de outros profissionais da área. O projeto atuará em duas frentes: a primeira trata de, ao longo de uma semana, reorganizar os procedimentos dentro da unidade de saúde visitada; a ideia é que todas as unidades trabalhem em sintonia. A segunda frente é oferecer à comunidade serviços e orientações específicas ao longo da semana de ações e também no sábado, último dia do projeto na unidade.

Antes da presença dos representantes de diversas estruturas da SMSA na unidade básica, haverá um trabalho de mobilização para que a comunidade saiba da ação que será desenvolvida. Algumas unidades básicas poderão ter horário ampliado durante o projeto no local. A SMSA realizará encontros específicos com os profissionais da unidade a ser visitada e também com os usuários do serviço de saúde local a fim de ouvir suas demandas e também repassar informações que sejam necessárias. 

Ao longo da semana de visita à unidade básica, a SMSA levará ao local parte do seu quadro técnico (incluindo da área administrativa, recursos humanos, infraestrutura e da Central de Regulação). Cada um desses profissionais, dentro da sua área de atuação, irá verificar como pode melhorar os processos na unidade. A troca de informações entre os profissionais e a comunidade é outro ponto importante do projeto. A SMSA quer ouvir os moradores e este momento estará previsto na programação da semana. É preciso destacar que o GIS ocorrerá de maneira a não prejudicar os atendimentos agendados na unidade.

Conforme a necessidade avaliada em consulta médica, há casos em que os moradores serão encaminhados para atendimentos em serviços de especialidades do município, exames no Hospital Municipal de Araucária ou exames contratados de terceiros. Outras secretarias municipais deverão dar suporte às ações.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login