Seja bem vindo
Curitiba,19/04/2024

  • A +
  • A -

Três secretários tomam posse no Conselho do Paranacidade

Entre as competências do órgão estão cumprir e fazer cumprir o Contrato de Gestão firmado com o Governo do Estado e fixar as diretrizes e prioridades de atuação da entidade, em consonância com a política de desenvolvimento urbano e regional para o Paraná.


Três secretários tomam posse no Conselho do Paranacidade

O Conselho de Administração do Serviço Social Autônomo Paranacidade, em sua 17ª Reunião Extraordinária, empossou nesta quarta-feira (02) três novos integrantes. Assumiu como membro honorário o novo secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, e superintendente do Paranacidade, João Carlos Ortega. 

Além dele, também foram empossados, como membros natos, o novo presidente do conselho, o secretário de Estado da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Junior, e o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge. 

Ortega disse que o conselho é importante para alcançar as metas que envolvem as principais ações da secretaria, juntamente com o Paranacidade. Ele citou como exemplo o programa Paraná Urbano III, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que já foi aprovado e cujos desembolsos devem começar em breve. “As decisões do conselho são muito importantes para que possamos levar obras para melhorar a infraestrutura urbana dos 399 municípios do Paraná.”

O vice-governador Darci Piana também participou da reunião. Ele presidiu o conselho em 2007. “O Paranacidade tem uma história de sucesso e os resultados estão aí. Contratos feitos em todo o Estado, financiamentos com recursos que vieram dos bancos internacionais e que ajudaram os municípios a fazer muitas obras”. Afirmou Piana.

O secretário do Planejamento destacou a participação da sociedade civil organizada. “Juntos vamos construir o Paraná que todos sonhamos”, disse Jorge.

O secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Júnior, afirmou que assumiu o compromisso com o governador Ratinho Junior de fazer uma gestão participativa e transparente. “Vamos dar um choque de gestão. Tudo aquilo que pudermos somar para combater o desperdício e gerar um governo mais eficiente será feito.”

A reunião foi presidida excepcionalmente pelo representante do Instituto de Engenharia do Paraná no conselho, Itacy de Amoedo Canto.

NA PRÁTICA - O Conselho de Administração do Serviço Social Autônomo Paranacidade, órgão superior de natureza deliberativa, consultiva, de controle e normativa, foi instituído pela Lei nº 15.211 de 17 de julho de 2006, e se rege pelo estatuto da entidade e pelas normas e procedimentos contidos em seu específico Regimento Interno.

Entre as competências do conselho estão cumprir e fazer cumprir o Contrato de Gestão firmado com o Governo do Estado e fixar as diretrizes e prioridades de atuação da entidade, em consonância com a política de desenvolvimento urbano e regional para o Paraná.

FORMAÇÃO
Secretário do Desenvolvimento Urbano - João Carlos Ortega
Formado em gestão de recursos humanos, foi vereador em Jandaia do Sul e vice-prefeito. Atuou também como chefe de gabinete de Ratinho Junior e foi secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano.

Secretário da Fazenda - Renê de Oliveira Garcia Júnior 
É graduado em administração de empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública e em economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Já foi diretor-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e coordenador de projetos do Instituto Brasileiro de Economia

Secretário do Planejamento - Valdemar Bernardo Jorge
Advogado, também é bacharel em Informática pela Universidade Federal do Paraná e professor convidado da Escola Superior da Magistratura Federal do Paraná e professor licenciado de Direito da UniCuritiba.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login