Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Diferença entre PIS, Pasep e Abono Salarial no INSS em 2019


Diferença entre PIS, Pasep e Abono Salarial no INSS em 2019

Diferença entre PIS, Pasep e Abono Salarial no INSS em 2019. Muitas pessoas se confundem com os seguintes termos, até porque as regras mudam de forma muito rápida.

PIS: se referente ao Programa de Integração Social, e é o programa que beneficia cidadãos trabalhadores de empresas privadas;

Abono Salarial: O Abono é um pouco diferente do PIS e PASEP, o termo é usado para o direito do trabalhador de receber seu pagamento, baseado na Lei 13.134/15;

PASEP: O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público possui a mesma função do PIS, mas para os trabalhadores de empresas públicas, como o próprio nome já diz.

QUEM TEM DIREITO AO PIS

Também é importante ressaltear que nem todos os trabalhadores tem direito ao abono salarial 2018. Somente terão direito assacar o benefício pelas datas do calendário PIS 2018 aqueles que:

  • No ano base já tinham ou completaram pelo menos 5 anos de cadastro no;
  • Receberam, no ano base, uma média salarial de até 2 salários mínimos;
  • Trabalharam para pessoa jurídica em regime CLT por pelo menos 30 dias de carteira assinada;
  • Foram devidamente informados na RAIS, entregue ao Ministério do trabalho e emprego;
  • Trabalharam, no ano base, para a iniciativa privada.

QUEM NÃO PODE RECEBER 2018

Mesmo seguindo a principal regra do programa, muitos trabalhadores não tem direito a receber nas datas disponíveis no Calendário 2018, confira abaixo quem são eles:

  • Diretores de empresas sem vínculo empregatício, mesmo contribuindo ao FGTS;
  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores que trabalham para Pessoa Física, sendo trabalhador urbano ou rural;
  • Trabalhadores que não completaram 5 anos de cadastro;
  • Trabalhadores Jovem Aprendiz

CALENDÁRIOS

No caso do PIS, para quem é correntista da Caixa, o pagamento é feito 2 dias antes do restante dos outros trabalhadores. Veja calendário do abaixo:

Tabela PIS 2017-2018 (Foto: Reprodução)

Tabela PIS 2017-2018 (Foto: Reprodução)

Já no caso do Pasep, o crédito em conta para correntistas do Banco do Brasil será efetuado a partir do 3º dia útil anterior ao início de cada período de pagamento, conforme cronograma abaixo:

Tabela Pasep 2017-2018 (Foto: Reprodução)

Tabela Pasep 2017-2018 (Foto: Reprodução)

COMO SACAR PIS/PASEP

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login